terça-feira, 29 de maio de 2012

7ª Semana do Meio Ambiente irá priorizar plantio de árvores


A Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria do Meio Ambiente, deu início à 7ª Semana Municipal do Meio Ambiente, que neste ano está recheada de eventos e prioriza a arborização urbana. Alguns eventos já foram realizados em maio, como a exibição do “Cine Ecológico”, onde o filme “O Lorax - Em Busca da Trúfula Perdida” foi exibido em escolas municipais.

A Secretaria do Meio Ambiente projeta desenvolver durante os próximos dias o Programa Municipal de Arborização Urbana, chamado de “Tatuí mais verde!”, a fim de planejar adequadamente e implantar com eficiência, árvores urbanas que resultem em benefício a todos.

Para aumentar a cobertura florestal e conscientizar a população foi escolhido o centro da cidade, numa área de 370 mil m2, compreendendo um total de 13 ruas, amplamente frequentada por todos os moradores do município, para início da implantação do projeto.

O plantio das mudas será feito de acordo com as recomendações do programa “Tatuí mais Verde!” que inclui canteiros com dimensão mínima de 80 x 80 cm e mudas de 1,70 m de altura - no mínimo - plantadas a uma distância de 0,50 m da guia do passeio devidamente tutoradas. Estas medidas visam permitir um bom desenvolvimento do sistema radicular das espécies usadas que serão as indicadas para arborização em áreas urbanas, evitando deste modo, futuros danos às árvores e ao passeio público.

No total serão plantadas cerca de 130 mudas e será feita a poda de mais de 250 árvores e algumas supressões de árvores secas ou em estado fitossanitário comprometido. A intenção é de que com o crescimento destas mudas, em pouco tempo exista 3.250 m2 de projeção de copa de árvores a mais na região central da cidade.

Outros eventos - Em maio, três outros eventos já foram realizados pela Secretaria do Meio Ambiente. Um deles foi a restauração ecológica de uma área degradada no Vale dos Lagos com a participação do Rotary Clube de Tatuí e o Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida. Outro evento foi a participação dos funcionários e estagiários da Secretaria do Meio Ambiente no evento “Viva a Mata 2012”, da Fundação SOS Mata Atlântica, realizado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Já no Dia Mundial da Biodiversidade, comemorado no último dia 22 de maio, a Secretaria do Meio Ambiente organizou uma palestra na EMEF Firmo Antonio de Camargo Del Fiol, no Jardim Planalto, com o tema “Biodiversidade”, para alunos que integram o Projeto “Parque do Matão”.

Em junho, outros eventos estão programados. Dia 4, das 8 às 11h, no bairro Inocoop, acontece plantio de mudas de árvores na Praça da Medula Óssea com a participação dos moradores do bairro. No mesmo horário, na EMEF Firmo Antonio de Camargo Del Fiol, no Jardim Planalto, haverá uma gincana de reciclagem com alunos que participam do Projeto “Parque do Matão”.

Dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, das 8 às 11h, na praça do Europark, acontece um plantio de mudas de árvores com a participação dos moradores do bairro. Das 9 às 16h, na agência do Poupatempo, haverá o Pedágio Ecológico, com informações aos cidadãos sobre hábitos sustentáveis.

Dia 6 de junho, das 8 às 11h, no Distrito de Americana, acontecerá o plantio de árvores no bairro com a participação dos alunos do Projeto Arte pela Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário