domingo, 20 de maio de 2012

e10blog faz homenagem a Vera Holtz

e10blog - 03 Maio 2012 - 09:05:00

A Mãe Lucinda de “Avenida Brasil”

Vera Lúcia Fraletti Holtz (Tatuí, 7 de agosto de 1953)


Na pele da misteriosa Mãe Lucinda na trama da novelaAvenida Brasil, do autor João Emanuel Carneiro, Vera Holtzmais uma vez nos brinda com seu talento e a arte de se transformar em uma personagem. A Atriz se despe de qualquer vaidade e pudor para viver os personagens que lhe são entregues, dando vida magistralmente a mulheres do povo, mulheres sofisticadas, mães sofridas, vilãs cruéis .



        Eu tenho a impressão que a Vera ela não interpreta , ela realmente se transforma na personagem. Basta olharmos a Mãe Lucinda, uma mulher sofrida e ainda muito misteriosa, que se enterrou viva em um lixão. O Tom dramático e ao mesmo tempo comedido dado na interpretação da atriz , deixa a personagem incrivelmente crível diante da tela, como se ela realmente fosse fruto de um lixão.


        Vera Holtz iniciou nas artes depois de cursar a Escola de Arte Dramática (EAD) e a Escola de Teatro da Uni-Rio, além de outros cursos, Vera estreia profissionalmente emRasga Coração, de Oduvaldo Vianna Filho, com direção de José Renato, em 1979. Dois anos após, integra o Grupo TAPA, ainda na fase carioca, com o qual realiza diversos espetáculos: O Anel e a Rosa, de Thakaray, 1981; Tempo Quente na Floresta Azul, de Orígenes Lessa, em 1983, e Caiu o Ministério, de França Jr., em 1985, encenações de Eduardo Tolentino de Araújo.

Na Tv sua estreia foi em 1983 na minissérie de Bráulio Pedroso Parabéns pra Você , mas seu primeiro papel de maior destaque foi em 1989 na novela Que Rei Sou Eu? do saudoso autor Cassiano Gabus Mendes. Na trama ela viveu a fiel escudeira do bruxo Ravengar ( Antônio Abujamra) , a Fanni.





        Daí em diante Vera Holtz trilhou uma carreira sempre em ascensão, com praticamente uma novela por ano em seu currículo. Depois veio a Irma Lamer de Top Model (1989) do autor Antônio Calmon, a Dona dos Anjos de Barriga de Aluguel (1990) e a Angélica da minissérie Desejo (1990) ambas da autora Glória Perez.







        Em 1991 ela se destaca no grande sucesso do horário das sete Vamp do autor Antõnio Calmon. Na novela ela deu vida a mais uma personagem totalmente diferente do que tinha vivido até então. Era Alice Pen Taylor a atrapalhada caçadora de vampiros.





        De Corpo e Alma (1992) da autora Glória Perez, Vera viveu uma personagem que cativou e emocionou o público. Na trama Simone depois de passar anos vivendo um casamento de aparências , acaba se envolvendo com um stripper e se apaixona por ele. Quando resolve abandonar tudo para viver seu grande amor , o marido a considera uma mulher desiquilibrada, trancando-a em um clínica de psiquiatria. A personagem servia como um baluarte para as mulheres que se viam reprimidas pelo marido, e que viram na personagem que tinham sim o direito de serem felizes. O Romance da novela acabou saltando para a vida real. Vera Holtz e Guilherme Leme começaram um romance depois da novela.




Vera com Lizandra Souto

        Em 1993 ela foi a Querobina Praxedes de Fera Feridado autor Aguinaldo Silva; em 1995 foi a prostituta Quitéria Quarta-Feira de A Próxima Vítima do autor Sílvio de Abreu e em 1996 foi a Florisbela de O Fim do Mundo.







Em Por Amor (1997) do autor Manuel Carlos ela viveu a Sirléia; na minissérie Chiquinha Gonzaga (1999) do autor Lauro César Muniz foi a Dona Ló e em 2000 foi a Santa deUga Uga do Carlos Lombardi.





        Na minissérie A Muralha (2000) Vera Holtz mais uma vez deu um show à parte , dando vida a durona Mãe Candida Olinto; e no ano seguinte em Presença de Anitaminissérie do autor Manoel Carlos ela muda totalmente de visual para viver a também durona Marta, que só abre a guarda , quando conhece o jardineiro da fazenda do pai , uma homem sensual que mexe com o líbido dessa mulher , que desde a morte do marido não havia sentido nada igual. Na minissérie Vera viveu tórridas cenas de sexo com o atorTaiguara Nazaré , tudo dentro do contexto sensual da minissérie.



Em 2002 , ela deu vida a Barbara Toledo na novela de Euclydes Marinho Desejos de Mulher, e no ano seguinte emMulheres Apaixonadas viveu a alcoolatra Santana. Com a personagem o autor da trama , Manoel Carlos quis mostrar que o alcoolismo pode atingir qualquer pessoa , de qualquer classe social. A Santana era uma professora bem sucedida, uma mulher de classe alta e culta , e que mesmo assim foi acomedita desse mal.





No remake de Cabocla (2004 ) do autor Benedito Ruy Barbosa , Vera viveu a dona Generosa , em 2005 viveu a Ornela Sabatinni de Belíssima do autor Silvio de Abreu e em 2006 foi a Ana de O Profeta das autoras Duca Rachid e Thelma Guedes.






Em Paraíso Tropical (2007) do autor Gilberto Braga , Vea Holtz volta na pele da elegante e mau-caráte promoter Marion Novais. A personagem ambiciosa como ninguém , tenta a todo custo entrar para a alta sociedade carioca , através do eventos que organiza em hotéis famosos. Mãe de Olavo ( Wagner Moura ) e Ivan ( Bruno Gagliasso ) dois inesqucrupulosos também , ela ver na chance do filho assumir as empresas do tio Antenor Cavalcanti ( Tony Ramos ) a chance de finalmente subir as escadas da fama e dinheiro.



        Em 2008 Vera Holtz dá vida mais uma vez uma vilã a caricata Violeta Áquila de Três Irmãs do autor Antônio Calmon; e em 2010 foi a simplória Maria da Candelária , a Candê de Passione do autor Silvio de Abreu.





No cinema Vera Holtz também teve grande atuação, brilhando em filmes como:
CINEMA
1991 - Assim na Tela como no Céu
1992 - Meu Nome é João (curtametragem)
1993 - Capitalismo Selvagem
1993 - Diário Noturno (curtametragem)
1994 - Mil e Uma
1995 - Vicente (curtametragem)
1995 - O Menino Maluquinho
1995 - Carlota Joaquina, Princesa do Brasil
1996 - Nos Tempos do Cinematógrapho (curtametragem)
2000 - Tônica Dominante
2003 - Apolônio Brasil, Campeão da Alegria
2005 - Bendito Fruto
2006 - Anjos do Sol
2006 - O Cavaleiro Didi e a Princesa Lili



Assim é Vera Holtz , uma camaleõnica atriz. Com sotaque pesado do interior , mas que se sobresai com o talento que tem para viver personagens que são a cara do Brasil. É impossível assistir uma cena de Vera e não se emocionar ao ver tamanha perfeição e verdade impostas.



Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa
Fotos : Google
Pesquisa : teledramaturga.com, wikipédia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário