quarta-feira, 23 de maio de 2012

Big Band do Conservatório de Tatuí recebe Humberto Araújo para show nesta sexta (25)

A Big Band do Conservatório de Tatuí, corpo pedagógico-artístico da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, realiza apresentação especial com a presença de Humberto Araújo como solista convidado, no dia 25 de maio, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. Humberto Araujo é saxofonista, flautista, arranjador e compositor e vem atuando com dezenas de nomes da MPB ao longo de 30 anos de carreira. São mais de 500 títulos gravados, 200 arranjos e 150 solos.

No show, a Big Band do Conservatório de Tatuí e o convidado tocarão as músicas “Notícia”, de Nelson Cavaquinho, “Catita”, de K-ximbinho, “Estate”, de Bruno Martino, “O bom filho a casa torna”, de Bonfiglio de Oliveira, “Doce Veneno”, de Valzinho, Carlos Letine e M. Goulart, “Nanã”, de Moacir Santos e Mario Telles, "Oração e Misericórdia", de Humberto Araújo. Além dessas, “Carinhoso”, de Pixinguinha e João de Barro, “Desafinado”, de Tom Jobim e Newton Mendonça, e “Teclas Pretas”, de Paschoal de Barros. Todas as músicas possuem arranjo de Humberto de Araújo.

Humberto Araújo atuou em gravações como arranjador ao lado de Martinho da Vila, Cidade Negra, Paralamas do Sucesso, Ivan Lins, Jorge Benjor, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Fernanda Abreu, Zé Ramalho, Leny Andrade, entre outros. Em shows, participou das bandas de Tim Maia, Elza Soares, Beth Carvalho, Cidade Negra, Luís Melodia, Zé Ramalho, Leila Pinheiro, MPB 4, Angela RôRô, Verônica Sabino, Luiz Carlos da Vila, Nei Lopes, Surica da Portela, Walter Alfaiate, Délcio Carvalho, entre outros.
Participou de projetos especiais com renomados artísticas da música brasileira e internacional, como Zeca Pagodinho, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Maria Bethânia, Ivete Sangalo, Elba Ramalho, Lenine, Daniela Mercury, The Temptations (USA), Nana Caymmi, Alcione, Braguinha, Nelson Gonçalves. Além de Miúcha, Jards Macalé, Noca da Portela, Marília Medalha, Paulinho Moska, Zé Renato, Dona Ivone Lara, Elton Medeiros, Geraldo Vandré, Délcio Carvalho, Emílio Santiago, Sandra de Sá, Jamelão, Zélia Duncan, Duardo Dusek, Jair Rodrigues, Jorge Vercilo, Paulinho da Viola, Ed Motta, Monarco, Carmen Costa, Marlene, Roberto Silva, Fátima Guedes, entre outros.



Em 1986, excursionou pela Europa com Luiz Melodia. No ano seguinte, realizou apresentações em Israel como líder da orquestra Matti Caspi (maior expoente da Música popular Israelense) e solista da Banda Sinfônica da Aeronáutica de Israel, excursionando por todo o país. Em 1993, assina arranjos e direção musical do show “Pintando o Sete”, de Luiz Melodia, prêmio da crítica Jornal do Brasil de melhor show do ano.

Em 1994, viaja para a Holanda, Alemanha, Luxemburgo e Bélgica em shows de carreira solo, além de gravações e workshops. No ano de 1998, escreve arranjos do novo álbum do Cidade Negra, “Quanto mais curtido melhor”. Já nos anos 2000, em dezembro, viaja para a Holanda, onde fez o “Brazilian Melody Workshop”, no Conservatório de Amsterdam.
Em 2005, ao lado de Ruy Quaresma e Fina Flor Discos, divide arranjos para os CDs de Walter Alfaiate, Nilze Carvalho, Camila Costa, André Mingas e Ruy Mingas (Angola) e Quarteto Repercussão. No mesmo ano, Lança seu CD, "Choro Criolo" na “Fête de la Musique” em Marseille, Aix-en-Provence, Seine sûr Mer, Lesignan-Corbière, ao lado do Trio madeira Brasil, na França.

Foi convidado para o II Encontro Internacional de Saxofonistas organizado pelo Conservatório de Música de Tatuí (SP) em setembro de 2005. Humberto Araújo comandou oficinas de Música Brasileira e fez audição com a orquestra do Conservatório em arranjos de seu CD “CHORO CRIOLO”. Faz, ainda, turnê nacional pelo Projeto Pixinguinha, com o mestre Wilson das Neves.

Escreveu arranjos para o CD/DVD “Gafieira” de Zeca Pagodinho, ao lado de renomados arranjadores brasileiros. Participa do CD/DVD “Beth Carvalho Canta o Samba da Bahia”, ao lado de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Ivete Sangalo, Danilo Caymmi, lançado em 2007. Em 2008 foi indicado para o Grammy Latino e Prêmio TIM (Brasil) como melhor CD de Samba.
Big Band do Conservatório de Tatuí

A Big Band do Conservatório de Tatuí foi criada no ano de 1975. Tinha como objetivo unir alunos de nível avançado e professores da instituição e propiciar aos alunos a prática de big band. No final da década de 70, a big band interrompeu seu vínculo com o conservatório tornando-se um grupo independente. Voltou às atividades em 1998, novamente como grupo oficial do Conservatório de Tatuí. Ultrapassou fronteiras no ano de 2005, quando realizou sua primeira apresentação internacional, dentro do 1º Festival Internacional de Jazz, realizado em Assunção, no Paraguai. Em 2006 lançou o CD “Big Band SamJazz- 30 anos”.

Por ter uma formação versátil, o grupo apresenta uma grande variedade de gêneros musicais - de músicas feitas para animar festas dançantes à musica instrumental contemporânea, do jazz tradicional à música brasileira de vanguarda. O grupo já acompanhou cantores como Leny Andrade, Tânia Alves, Benito di Paula e Décio Cardoso.

Atualmente, a Big Band tem como meta a pesquisa de repertórios inovadores e a divulgação da música instrumental com compromisso de qualidade, recebendo convidados e se apresentando ao lado dos mais importantes instrumentistas, entre outros, Nailor Proveta, Vinícius Dorin, Vittor Santos, Gilson Peranzzetta, Mauro Senise, Nelson Faria, Maestro Branco, Mario Campos, Ademir Jr, Marcelo Coelho, Rafael Rocha, Moisés Alves. O grupo também já tocou com músicos americanos, igualmente consagrados, como Rex Richardson, Adam Rapa e Daniel Barry (trompetistas) e Miles Osland (saxofonista).

Em algumas oportunidades, a Big Band uniu-se à Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, formando uma “Orquestra Jazz Sinfônica”, executando obras de grandes compositores como Cyro Pereira, Duke Ellington e Billy Strayhorn, dentre outros. Destacam-se também outros interessantes projetos realizados, como o concerto didático “A trajetória das Big Bands no Brasil” assistido por 1300 crianças da rede pública de ensino e o concerto “Eruditos para Big Band”, onde foram executadas obras escritas originalmente para big band, assinadas por compositores clássicos como Leonard Bernstein, Igor Stravinsky, Edmundo Villani Cortes e Guerra-Peixe, além de adaptações para big band.

Nenhum comentário:

Postar um comentário