quarta-feira, 30 de maio de 2012

Hermeto Pascoal é a grande atração do 19º Festival de MPB - Painel Instrumental‏

19º Festival de MPB – Painel Instrumental divulga programação

O 19º Festival de MPB – Painel Instrumental, evento realizado pelo Conservatório de Tatuí, está com a programação artística definida. Ao longo de uma semana o Painel Instrumental contará com uma série de shows e concertos, que terão sua apoteose no encerramento do festival, com o show do multi-instrumentista Hermeto Pascoal e Grupo, no dia 7 de julho, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira.

A abertura do Festival fica por conta da apresentação da Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, às 20h30, no dia 1º de julho, no Teatro Procópio Ferreira. A proposta do grupo é dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira. Sua formação é bastante singular, pois une a orquestra nos moldes clássicos a uma big band de jazz, produzindo uma sonoridade diferenciada. Esta característica tem lhe conferido destaque no surgimento de uma nova estética orquestral brasileira.
 
Já no dia 2 de julho, a atração artística do Painel Instrumental é o trabalho do saxofonista João Paulo Barbosa (Jota P). Acompanharão o músico o guitarrista Fábio Gouvea, o baixista Thiago Espírito Santo e o baterista Cleber Almeida. Jota P é um dos músicos mais talentosos e expressivos da sua geração. No show, o trio na base faz uma “cama” perfeita para o solista, como diz o jargão do músico, tocando sempre em função do que está acontecendo a cada momento.

O forró ganhará destaque especial na programação do dia 3 de julho. O Trio Macaíba se juntará à Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, para uma apresentação única. Os músicos que formam o Trio Macaíba dedicaram especial atenção à mais tradicional vertente do forró, chamada de pé de serra — alusão à característica geográfica das áreas onde se desenvolveu esta forma musical. O título pé de serra está associado ao forró de raiz, original. Todos os componentes do Trio Macaíba são pesquisadores da música brasileira, em especial aquelas de expressão marcadamente popular.
O Trio Macaíba é considerado um dos grupos mais tradicionais de Sorocaba e há sete anos faz um trabalho de divulgação da música de raiz nordestina. Entre suas apresentações de destaque, já teve a honra de receber em seu palco, para uma canja, um dos maiores músicos do Brasil, Hermeto Pascoal.
No dia 4 de julho, os convidados do Painel Instrumental formam o Trio Ciclos, de Edson Sant’Anna, Bruno Migotto e Alex Buck. O trio foi formado há quatro anos e, hoje, concebe a composição como algo pouco relevante. Como acontece nas práticas de improvisação livre (ou não idiomática), os integrantes do grupo propõe-se à criação coletiva, inventando juntos desde o primeiro som, a primeira célula musical.
A Big Band do Conservatório de Tatuí também marcará presença no 19º Festival de MPB – Painel Instrumental, no dia 5 de julho. O grupo pedagógico-artístico acompanhará o Nenê Trio, formado pelo baterista Nenê, o pianista Írio Júnior e o contrabaixista Alberto Luccas. Nenê é autor de uma das carreiras mais bem sucedidas da música brasileira. O trio é resultado de um encontro original, moderno e inventivo. No show também acontece o lançamento do álbum “Outono”, que traz dez canções instrumentais inéditas, todas de autoria de Nenê.
O dia 6 está reservado para a apresentação dos alunos e professores do Painel Instrumento. No dia 7, o encerramento será com Hermeto Pascoal e Grupo, um dos maiores ícones da música instrumental. Atualmente, apresenta-se com cinco formações: Hermeto Pascoal e Grupo, Hermeto Pascoal e Aline Morena, Hermeto Pascoal Solo, Hermeto Pascoal e Big Band e Hermeto Pascoal e Orquestra Sinfônica. 
Em 2005 gravou o CD e o DVD "Chimarrão com Rapadura”, com Aline Morena, além de realizar duas grandes turnês com seu grupo por toda a Europa. Em abril de 2004, embarcou para Londres para o terceiro concerto com uma Big Band local, sendo que o primeiro já havia sido considerado o show da década. Em seguida realizou shows solo em Tóquio e Kyoto.
De 23 de junho de 1996 a 22 de junho de 1997, Pascoal registrou uma composição por dia; essas músicas fazem parte do “Calendário do Som”, lançado em 1999 pela editora Senac/ SP. O multi-instrumentista foi atração em diversos eventos importantes, como o I Festival Internacional de Jazz, em 1978, em São Paulo, o Festival de Montreux, na Suíça (1979), após o que foi editado o álbum duplo “Hermeto Pascoal ao Vivo”. Logo após, seguiu para Tóquio, onde participou do “Live Under the Sky”. Lançou também o “Cérebro Magnético” em 1980.
Sobre o Festival
O Painel Instrumental é uma das três ações do Festival de MPB do Conservatório de Tatuí. O evento é realizado anualmente e reúne atividades pedagógicas e artísticas voltadas a qualquer interessado. São oferecidas oficinas, workshops e shows, além de possibilidade de difusão de novos trabalhos, tendo como professores artistas consagrados em de nossa MPB instrumental.
O festival de música instrumental é aguardado por oferecer diferentes possibilidades aos inscritos. Uma delas é a chance de integrar uma série de oficinas exclusivas para os que são aprovados em testes para esse fim. A partir das oficinas, são formadas big bands, e as aulas serão ministradas por especialistas de destaque no meio artístico e/ou acadêmico nacional ou internacional. As apresentações, como concertos e recitais, são abertas ao público em geral.
Inscrições estão abertas até o dia 5 de junho
Os interessados em participar do 19º Festival de MPB – Painel Instrumental poderão se inscrever pelo site www.conservatoriodetatui.org.br/painelinstrumental, pelo correio ou pessoalmente no Centro de Produções do Conservatório de Tatuí. Na inscrição, o aluno poderá escolher uma entre duas modalidades: Participante e bolsista. Os alunos inscritos como participantes terão livre acesso apenas às apresentações e workshops não podendo, portando, participar das oficinas ministradas e grupos formados para os alunos bolsistas. Os bolsistas serão aqueles que irão participar das oficinas ministradas pelos professores, pelo período de 02 a 06 de julho de 2012, e terão livre acesso aos workshops e apresentações.
Os candidatos inscritos como bolsistas serão selecionados através de uma banca julgadora e coordenação do festival, por meio da análise da gravação de uma música (repertório de livre escolha), executada pelo candidato em solo ou com acompanhamento, e análise de curriculum, que deve ser entregue no ato da inscrição. Serão selecionados cinco alunos bolsistas para cada instrumento: Piano, bateria, guitarra, baixo elétrico, percussão, trompete, trombone e saxofone (sendo 2 alto, 2 tenores e 1 barítono). O resultado dos aprovados será divulgado nos murais e no site do Conservatório de Tatuí a partir de 19 de junho de 2011.
As inscrições para o Painel Instrumental não possuem restrição quanto à faixa etária do participante, porém a inscrição de menores de idade deverá ser acompanhada de autorização por escrito dos pais ou responsável, reconhecida em cartório e constando o nome da pessoa responsável por ele no período do evento. A organização aceitará alunos de todos os níveis técnicos, podendo ser estudantes, professores de música, amadores, profissionais e interessados.
O regulamento está disponível no site www.conservatoriodetatui.org.br/painelinstrumental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário