quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

CRUZEIRO DO SUL LANÇA CONCURSO PARA AUTORES INÉDITOS

Tirar um bom escritor “da gaveta” e proporcionar sua estreia em livro. Com esse propósito, a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, abrirá na próxima segunda-feira, dia 21 de dezembro, as inscrições para o “Prêmio Jornal Cruzeiro do Sul de Literatura”, cujo regulamento estará disponível a partir desse dia. O prêmio será a edição e publicação do livro vencedor, com uma tiragem de mil exemplares, dos quais quatrocentos serão distribuídos gratuitamente para escolas, bibliotecas e entidades culturais. Os seiscentos restantes ficarão com o autor.

A participação é aberta a autores inéditos em livro (ou seja, que não tenham nenhum livro publicado), com idade a partir de 10 anos completados na data da inscrição, e que residam numa das 18 cidades onde o Cruzeiro do Sul circula: Alumínio, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Iperó, Itapetininga, Itu, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tatuí e Votorantim. Será permitida a inscrição de uma obra, original e inédita, por autor. O tema é livre, assim como o gênero literário, podendo ser inscritos romances, contos, poesias ou crônicas, histórias infanto-juvenis e até mesmo trabalhos acadêmicos.

A edição do livro ficará a cargo da FUA, que há 40 anos, completados em 2009, vem editando livros sobre temas diversos, com um saldo de 37 títulos publicados. O livro será registrado na Biblioteca Nacional, terá ficha catalográfica, ISBN (International Standard Book Number) - sistema padrão internacional para identificação numérica dos livros segundo o título, o autor, o país, a editora e a edição - e código de barras, que facilita a circulação e comercialização. A seu critério, o autor poderá distribuir gratuitamente ou vender os seiscentos exemplares a ele destinados ao preço de R$ 20,00, obtendo um benefício financeiro de até R$ 12 mil.

Concurso democrático

De acordo com Ailton Sewaybricker, presidente da diretoria executiva da FUA, o Prêmio se insere nos propósitos educacionais e culturais da instituição. “Nossa intenção é revelar um talento escondido e premiá-lo com a publicação do livro, que é o sonho de todo escritor, e ao mesmo tempo proporcionar mais um lançamento de qualidade para a comunidade regional”, diz Ailton. “Por isso optamos por realizar um concurso o mais amplo e democrático possível, em que inclusive crianças a partir de dez anos e adolescentes poderão participar, ao lado de professores e estudantes universitários e pessoas de terceira idade.”

Pelo regulamento do concurso, a recepção e encaminhamento dos textos para a Comissão Julgadora ficará a cargo da Assessoria Técnica da FUA. “Estamos tendo o maior cuidado para que o resultado final não sofra qualquer influência alheia àquilo que realmente interessa, que é a obra. Para evitar qualquer sombra de suspeita de favoritismo, os jurados receberão apenas os textos, sem os nomes dos respectivos autores, e darão notas de 1 a 10 aos quesitos Tema, Originalidade, Estilo, Correção e Produto Final. A Comissão Julgadora só ficará sabendo quem são os autores selecionados e o ganhador do primeiro prêmio depois que tiver escolhido e classificado os trabalhos”, esclarece o assessor técnico da FUA, José Carlos Fineis, responsável pela coordenação do Prêmio Literário.

As inscrições são gratuitas e só podem ser feitas pelo Correio, via Sedex ou carta registrada, até o dia 9 de janeiro de 2010 (um sábado). Além de consultar o regulamento no site do jornal, os interessados podem tirar dúvidas sobre detalhes das inscrições telefonando para a Assessoria Técnica da FUA, de segunda à sexta-feira, no horário comercial. Os telefones são (15) 2102-5056 e 2102-5057.

Nenhum comentário:

Postar um comentário