quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Com municipalização, Casa de Cultura passará a ser Museu Histórico Paulo Setúbal de Tatuí


Com municipalização, Casa de Cultura passará a ser “Museu Histórico Paulo Setúbal de Tatuí”
Em audiência pública, na Câmara Municipal, na segunda-feira (21), foi decidida a doação pelo Estado do acervo e a cessão de uso do imóvel da “Casa de Cultura Paulo Setúbal” para o Município, também foi definido que a casa passará a se chamar “Museu Histórico Paulo Setúbal de Tatuí”. A doação é amparada pela Lei Estadual 13.209, de 29 de setembro de 2008, que autoriza o repasse do acervo dos museus estaduais aos municípios. Para o debate, estiveram presentes representantes da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, do poder público municipal e da comunidade cultural.
Outro item discutido foi a praça Manoel Guedes, onde está localizado o museu. Durante as obras de revitalização da “Casa de Cultura Paulo Setúbal”, a empreiteira contrata pelo Estado danificou a praça. Assim, um dos pontos foi a sua reforma. Também foi levantada a possibilidade de a praça ser fechada, para evitar depredações durante a noite e servir como extensão do museu para abrigar exposições e eventos culturais.
A audiência teve uma mesa formada pelo prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, pelo presidente da Câmara Municipal, vereador José Tarcísio Ribeiro, pelo secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, Jorge Roberto Rizek, e pela coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Claudinéli Moreira Ramos. Ainda compareceram os vereadores José Maria Cardoso Filho (Zétakão) e Francisco Antonio de Souza Fernandes (Quincas), além de pessoas ligadas à comunidade cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário