terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Beneficiários do Renda Cidadã fazem última reunião do ano



Beneficiários do Renda Cidadã fazem última reunião do ano no Sindicato Rural Patronal
Na quarta-feira (16), beneficiários do programa Renda Cidadã, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, estiveram reunidos no auditório do Sindicato Rural Patronal. Em Tatuí, 111 famílias recebem o valor de R$ 60 por mês disponibilizado pelo programa. Já o Município, em contrapartida, oferece uma cesta básica a cada família que participa do Renda Cidadã, através de cadastro na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.
O programa de transferência de renda tem o propósito de enfrentar o processo de empobrecimento de uma parcela significativa da população, que tem alterado profundamente a estrutura da família, diante do desemprego ou subemprego, da falta de qualificação profissional, do analfabetismo, da violência e dependência química, entre outros itens que comprometam a estrutura familiar.
Para participar do Renda Cidadã é necessário, entre outros requisitos, que os filhos estejam vacinados e matriculados na escola e também que alguém da família participe de curso de capacitação do Fundo Social de Solidariedade, com o intuito de geração de renda. Tais critérios são necessários pelo objetivo do programa: “Conceder recurso financeiro temporário visando à melhoria das condições de subsistência das famílias, integradas com ações socioeducativas e de geração de renda”. Assim, as famílias cadastradas recebem o benefício durante um ano. Mediante avaliação técnica, as parcelas podem ser estendidas por mais um ano.
Outro requisito para participar é a presença nas reuniões mensais organizadas pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. Na última sessão do ano, estiveram presentes, além dos beneficiários, o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo e o vice e secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Luiz Antonio Voss Campos. Também houve uma palestra com o tema Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário