terça-feira, 17 de março de 2020

Coronavírus: Prefeitura de Tatuí anuncia medidas de prevenção

Cidade tem quatro casos suspeitos. Visitas hospitalares estão suspensas a pacientes da Santa Casa. Escolas não vão contabilizar faltas de alunos nesta semana; suspensão das aulas começa dia 23 de março.

Por G1 Itapetininga e Região, com edição do DT



Coronavírus: Prefeitura de Tatuí anuncia medidas de prevenção

16/03/2020 | A Prefeitura de Tatuí anunciou medidas de prevenção para conter o avanço do vírus. A Vigilância Epidemiológica anunciou na manhã desta segunda-feira (16) que há dois casos suspeitos de Covid-19 na cidade.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, são quatro pacientes homens, com quadro de saúde estável. Os dois primeiros estão em tratamento domiciliar e as respectivas famílias estão sendo monitoradas. Não há informações sobre os demais. 

Um dos pacientes, de 14 anos, teve contato com uma pessoa que chegou de Orlando, nos Estados Unidos. O outro, de 33 anos, voltou da Grécia na segunda-feira, 9 de março. Os exames foram encaminhados para análise do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Saúde

Na área da saúde, as visitas hospitalares estão suspensas a pacientes da Santa Casa. A medida vale para visitas religiosas, sociais ou de familiares. Só será permitido um acompanhante com horário fixo de troca. Os boletins sobre estado de saúde dos pacientes serão liberados duas vezes ao dia, às 10h e 17h.

No pronto-socorro municipal, só serão permitidos acompanhantes para menores de idade e pessoas acima de 60 anos.

As atividades dos grupos de saúde (hiperdia, gestantes, puericultura etc) e grupos de idosos, como o Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, também foram suspensas por 30 dias, salvo os grupos do CAPs, que continua suas atividades normais.

Educação

As escolas municipais não vão contabilizar as faltas e as aulas vão ser suspensas gradativamente até a suspensão total no dia 23 de março.

Na educação infantil, que abrange creches e pré-escolas, as aulas seguem normalmente, porém, a situação vai ser avaliada ao longo da semana.

Cultura e lazer

Eventos públicos ou em parceria com setor privado também foram suspensos na cidade a partir desta segunda-feira (16), por tempo indeterminado.

Também estão incluídas na lista as atividades de oficinas sociais, esportivas, culturais e do Fundo Social de Solidariedade (FUSSTAT), do Parque Ecológico Municipal Maria Tuca e da piscina pública municipal.

As medidas são para evitar o pico de transmissão, mesmo nos locais que ainda não tem casos suspeitos, e foram tomadas pela Comissão do Núcleo de Contingência e Prevenção de Contágio pelo Covid-19, criada na cidade neste domingo (15). A primeira reunião contou com a presença da prefeita Maria José Vieira de Camargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário