quarta-feira, 11 de março de 2020

Conservatório de Tatuí levará ensino de música às escolas municipais

Cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º anos) receberão aulas de Ensino e Prática Musical


10/03/2020 | Cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º anos) da Rede Pública Municipal passarão a ter aulas de Ensino e Prática Musical e seus 38 professores receberão capacitação nessa área. Essa ação será possível graças ao Projeto “Cidade da Música”, uma parceria entre a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Educação, e o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos de Tatuí”, maior escola de música da América Latina gerida pela Abaçaí Cultura e Arte.

A assinatura do contrato deste Projeto aconteceu na noite de terça-feira (10/03), no Teatro “Procópio Ferreira”, com cerca de 400 pessoas presentes, e foi realizada pela prefeita Maria José Vieira de Camargo e pelo diretor executivo do Conservatório, Ary Araújo Júnior. Acompanharam a solenidade o secretário municipal de Educação, Miguel Lopes Cardoso Júnior, e demais secretários; o presidente da Câmara Municipal de Tatuí, Antônio Marcos de Abreu, e os vereadores Alexandre Bossolan e João Éder Alves Miguel; o ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo; além de professores e alunos da Rede Municipal e professores do Conservatório.

O Projeto “Cidade da Música” será dividido em duas frentes distintas: a capacitação dos professores da Rede Municipal de Ensino, para ministrar aulas de Musicalização nas escolas; e a formação de grupos musicais (vocais e instrumentais de práticas coletivas de coral, de cordas, de sopros e de percussão) de alunos do Ensino Fundamental I da Rede Pública.

Com esta proposta, será efetivada a disciplina de Musicalização na grade curricular das escolas municipais, cabendo ao Conservatório a capacitação e a orientação dos professores designados pelo município para ministrar a disciplina. Com o Projeto, uma agenda de apresentações (concertos) envolverá toda a comunidade tatuiana e mostrará a força do movimento cultural e musical de Tatuí.

O diretor executivo do Conservatório de Tatuí, Ary Araújo Junior, ressaltou que inserir a música na educação das crianças permite a elas inúmeras oportunidades. “Destacamos o aprimoramento em sua habilidade motora e na formação de sua identidade. A partir do momento em que a criança entra em contato com a música, seus conhecimentos se tornam mais amplos e este contato vai envolver também o aumento de sua sensibilidade, fazendo-a descobrir o mundo a sua volta de forma prazerosa”. Segundo ele, a música na educação pode envolver outras áreas de conhecimento, através do desenvolvimento da autoestima da criança do desenvolvimento de suas expressões: sentimentos, ideias, valores culturais e outras infinidades de percepções do mundo. “Todo o know-how do Conservatório de Tatuí, com seus 65 anos de tradição e experiência, será compartilhado com professores e estudantes da Rede Pública de Ensino neste projeto, porque Tatuí é a Capital da Música, e queremos mais música e formação de qualidade para todos”, finalizou.

Com esta iniciativa, Tatuí multiplica o acesso de sua população à experiência e formação musicais de alta qualidade, reafirmando sua vocação e seu título de Capital da Música. “Vamos começar, a partir deste Projeto, um novo momento de formação de cidadãos comprometidos com a Arte, tendo a música como forma de expressão. É a vocação de Tatuí. É a nossa tradição, de formarmos excelentes músicos para o Brasil. Somos referência na Música e agora este projeto vai somar naquilo que buscamos: um salto de qualidade na Educação, unindo a Música ao Esporte, ao ensino de Robótica, de Leitura – e outras oficinas – que temos no contraturno escolar do Projeto Ayrton Senna da Silva”, destacou a prefeita Maria José em seu pronunciamento.

Como não poderia deixar de ser, o evento contou com duas apresentações musicais: dos alunos da EMEF “Prof. Alan Alves de Araújo”, regidos por Elidamaris Cortez, que recepcionaram o público; e da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, regida por Marco Almeida Júnior, que encerrou a solenidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário