quarta-feira, 11 de março de 2020

Aplicativo para gerenciamento de vagas no centro de Tatuí está 85% concluído

Aplicativo está em fase de testes e deverá ser lançado até o fim do mês


10/03/2020 | Anunciado pela Prefeitura de Tatuí em dezembro último, o aplicativo “Estaciona Tatuí”, de gerenciamento de vagas de estacionamento na região central da cidade, está sendo desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transportes e a Faculdade de Tecnologia de Tatuí (Fatec) “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”.

Na última sexta-feira (06/03), o aluno do 3º semestre de Gestão de Tecnologia da Informação (GTI), Rafael Dias de Souza, e o auxiliar docente de Informática, Denis Aparecido Nogueira de Deus, responsáveis pelo Projeto, apresentaram o aplicativo e suas funções – que está 85% concluído – para o secretário de Mobilidade Urbana e Transportes, José Roberto Xavier da Silva, para o diretor de Mobilidade Urbana, Yustrich Azevedo, e para o diretor da Fatec, Mauro Tomazela.

O aplicativo poderá ser acessado, através de QR Code, por um smartphone com acesso à Internet: basta apontar a câmera ou um leitor para o QR Code e abrir o aplicativo, sem a necessidade de instalação no celular.

Feito isso, o motorista fará o seu cadastro e de seu(s) veículo(s) e, quando estacionar em uma vaga no Centro da cidade deverá acessar o aplicativo e informar o local onde está parado. O aplicativo disponibilizará um cronômetro, que começará a contar o tempo a partir do estacionamento do veículo, com contagem regressiva de uma hora. Quando o relógio for zerado, o aplicativo enviará uma notificação ao motorista, alertando sobre a necessidade de retirada do carro do local. Assim que o veículo for retirado, o motorista deverá informar no aplicativo, facilitando a fiscalização dos agentes de trânsito e a mobilidade da vaga. Cada vaga poderá ser ocupada pelo veículo por 1 hora, com limite de estacionamento em três locais diferentes por dia.

O “Estaciona Tatuí” servirá para as vagas demarcadas com o símbolo GV (Gestão de Vagas), nas seguintes ruas: XI de Agosto (com início na Rua Capitão Lisboa, até a Rua 7 de Abril); Rua 7 de Abril (com início na Rua XI de Agosto, até a Rua Prudente de Moraes); Rua Prudente de Moraes (com início na Rua 7 de Abril, até a Rua Cônego Demétrio); Rua Cônego Demétrio (com início na Rua XI de Agosto, até a Rua Prudente de Moraes); Rua José Bonifácio (com início na Rua XI de Agosto, até a Praça Martinho Guedes); Rua Capitão Lisboa (com início na Rua 7 de Maio, até a Rua XV de Novembro); Rua XV de Novembro (com início na Rua 13 de Maio, até a Rua Capitão Lisboa); Rua Coronel Aureliano de Camargo (com início na Rua Santa Cruz, até a Rua 7 de Maio); Rua Coronel Lúcio Seabra (com início na Rua XI de Agosto, até a Rua Prudente de Moraes); Largo do Mercado e Praça da Matriz.

Com o aplicativo, os agentes de trânsito terão mais agilidade em seus trabalhos, já que conseguirão obter uma visão geral de todas as vagas, se estarão ocupadas ou não, tendo acesso, inclusive, a contagem do tempo de estacionamento de cada veículo.

Para o secretário de Mobilidade Urbana e Transportes, José Roberto Xavier da Silva, o novo aplicativo será, sem dúvidas, uma melhoria à cidade, pois facilitará a rotatividade na região central de Tatuí, bem como a fiscalização dos agentes de trânsito. “Os cidadãos terão opções de estacionamento e, o melhor, com um cronômetro os alertando sobre o tempo”, explicou.

Em fase de testes e adaptações, a previsão é que o aplicativo esteja disponível para a população até fim deste mês de março. O lançamento oficial do “Estaciona Tatuí” será divulgado pela Prefeitura em seus canais oficiais de comunicação. Vale ressaltar que, por enquanto, ainda estão valendo as vagas de estacionamento de 1 hora, mediante apresentação do cartão temporizador (reloginho) no painel do veículo

Nenhum comentário:

Postar um comentário