sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Conservatório de Tatuí recebe Orquestra Jovem do Estado neste sábado, às 18 horas

Concerto terá participação do renomado solista Antonio Meneses ao violoncelo, neste sábado, dia 8, às 18h00, no Teatro Procópio Ferreira, com entrada gratuita


O Conservatório de Tatuí recebe neste sábado, dia 8, a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. O concerto traz para a Capital da Música o renomado solista Antonio Meneses ao violoncelo. O grupo apresenta-se no Teatro Procópio Ferreira, às 18 horas, com entrada gratuita.

“É um presente receber na escola a Orquestra Jovem do Estado e o violoncelista Antonio Meneses, conhecido internacionalmente por sua técnica e performance”, salienta o assessor artístico do Conservatório de Tatuí, Gustavo Barbosa-Lima.

Antonio Meneses nasceu em 1957 em Recife-PE, no seio de uma família de músicos - seu pai era 1º Trompa da Ópera do Rio de Janeiro. Começou a estudar violoncelo aos dez anos de idade, e aos 16 anos conheceu o famoso violoncelista italiano Antonio Janigro, que o convidou a frequentar sua classe em Düsseldorf e, mais tarde, em Stuttgart (Alemanha). Em 1977, ganhou o 1º Prêmio no Concurso Internacional ARD de Munique e em 1982 o 1º Prêmio e Medalha de Ouro no Concurso Tchaikovsky de Moscou. 

Apresenta-se regularmente com as mais importantes orquestras do mundo: Filarmônica de Berlim, Sinfônica de Londres, Sinfônica da BBC, do Concertgebouw de Amesterdã, Sinfônica de Viena, Filarmônica Checa, Filarmônica de Moscou, Filarmônica de São Petersburgo, Filarmônica de Israel, Orchestre de la Suisse Romande, a da Rádio da Baviera, Filarmônica de Nova Iorque, National Symphony Orchestra (Washington D.C.) e Sinfônica NHK de Tóquio, entre outras. 

Entre os distintos maestros com quem colaborou, contam-se Herbert von Karajan, Riccardo Muti, Mariss Jansons, Cláudio Abbado, André Previn, Andrew Davis, Semion Bychkov, Herbert Blomstedt, Gerd Albrecht, Yuri Temirkanov, Kurt Sanderling, Neeme Järvi, Mstislav Rostropovich, Vladimir Spivakov e Riccardo Chailly. 

Neste concerto, o grupo interpretará a “Sinfonia nº 44 – Júpiter”, de Wolfgang Amadeus Mozart. Em seguida, “Dom Quixote”, de Richard Strauss. A regência é do maestro Cláudio Cruz, que também iniciou-se na música com seu pai, o luthier João Cruz, posteriormente recebeu orientações de Erich Lenninger, Maria Vischnia e Olivier Toni. Foi regente titular das sinfônicas de Ribeirão Preto e de Campinas. Atuou como diretor artístico e regente nas montagens das óperas “Lo Schiavo” e “Don Giovanni”, em Campinas; e “Rigoletto” e “La Boheme”, em Ribeirão Preto. Participa de festivais internacionais nos EUA e no Brasil. Atua como regente convidado em diversas orquestras no Brasil, América do Sul, Europa e Japão. Atualmente, é regente e diretor musical da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e primeiro violino do Quarteto de Cordas Carlos Gomes.

Orquestra Jovem do Estado de São Paulo 

Referência tanto por seu bem-sucedido plano pedagógico quanto por sua cuidadosa curadoria artística, a Orquestra Jovem do Estado é sinônimo de excelência musical no Brasil. Desde sua reformulação, em 2012, a Orquestra passou a ter uma exigente programação artística aliada a um novo plano pedagógico elaborado pela Santa Marcelina Cultura, o que ocasionou um expressivo salto de qualidade do grupo. A Santa Marcelina Cultura convidou Cláudio Cruz em 2012 para assumir a direção musical e a regência principal da Orquestra, que hoje apresenta uma marcante identidade sonora, com uma forte coesão interna que permite a construção de repertórios cada vez mais desafiadores técnica e estilisticamente. 

Esse resultado é fruto também da abrangência das atividades pedagógicas propostas, que formam e inspiram os jovens instrumentistas. Ciente da importância da vivência internacional para a formação dos jovens músicos, a Orquestra realiza regularmente turnês no exterior. Com atuações elogiadas pelo público e crítica internacional, o grupo já se apresentou em importantes salas de concerto, como o Lincoln Center, em Nova York, o Kennedy Center, em Washington e a Konzerthaus, em Berlim – além de ter participado como orquestra residente do Festival Berlioz, na cidade natal do compositor francês, La Côte-Saint-André, interpretando a “Sinfonia Fantástica”.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de CCR SPVias e Coop.

SERVIÇO
Orquestra Jovem do Estado
Antonio de Meneses, violoncelo
Cláudio Cruz, regência
Data: 08 de dezembro, sábado
Horário: 18h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário