sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Agenda Cultural de 2019 em Tatuí está definida

Estão em estudo a criação de uma Semana de Artes de Tatuí e de um Festival de Música, que venha a substituir o Certame da Canção, extinto pelo Governo do Estado.


Na quinta-feira (29/11), a Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e o Conselho Municipal de Políticas Culturais realizaram, no Teatro do CEU das Artes, a 4ª Conferência Municipal de Cultura, que desenvolveu seus trabalhos focando nas diretrizes da política cultural e deliberando sobre o Empreendedorismo Cultural e a realização das ações para o ano de 2019.

O evento contou com a presença da prefeita Maria José Vieira de Camargo; do secretário de Estado da Cultura, Romildo Campelo, que apresentou a palestra tema da Conferência; do secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli; do diretor executivo do Conservatório de Tatuí, Ary Araújo Júnior; e do presidente do Conselho de Políticas Culturais de Tatuí, Luís Antônio Galhego Fernandes.

Na ocasião, o diretor municipal de Cultura, Rogério Vianna, apresentou a agenda cultural para o próximo ano (2019), onde produtores culturais e artistas poderão usufruir dessa programação para apresentar seus trabalhos.

De janeiro a dezembro - exposições temporárias do Museu Histórico Paulo Setúbal, que permitem que diversos segmentos culturais tenham um espaço adequado para apresentar seus trabalhos. De fevereiro a novembro - exposições temporárias na sala de exposições do Centro Cultural e Piquenique Literário, atividade mensal para toda a família, na Biblioteca Municipal. De março a dezembro - atividades do Ponto MIS, em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo, que garantirão uma programação ativa no Museu, com exibições de filmes e oficinas. De março a novembro - acontecerá mensalmente, no Museu, a Noite da Seresta, que salvaguarda a memória de ilustres tatuianos que são homenageados. De 16 de março a 30 de novembro - Projeto Música na Praça, atividade que promove o maior bem cultural de Tatuí, a música. De abril a junho - Concurso Paulo Setúbal, de abrangência municipal e nacional.

Atividades mensais do Município - Em fevereiro e março, acontecerá o Esquenta de Carnaval, na Praça da Matriz, a abertura do Carnaval 2019 e a Exposição dos Antigos Carnavais. Em abril será a abertura do Concurso Paulo Setúbal e a Semana da Literatura Infanto-Juvenil. Em maio terá o Dia Municipal da Literatura Tatuiana e a 17ª Semana Nacional de Museus. Em junho, o encerramento das inscrições do Concurso Paulo Setúbal e o Arraial no Museu. Em julho acontecerá o Festival Capital Da Música Maestro Antônio Carlos Neves Campos, da 7ª Feira do Doce, e as Férias no Museu. Em agosto será a vez da 77ª Semana Paulo Setúbal, da Cerimônia de Entrega de Premiação do Concurso Paulo Setúbal e do 194º Aniversário de Tatuí. Em setembro terá a 13ª Primavera nos Museus. Em outubro o Dia das Crianças no Museu. Em novembro acontecerá o 3º Tatuí Consciente (Consciência Negra e Sonhar Mundos), a 2ª Virada Inclusiva, a Mostra Municipal de Dança e o encerramento da Temporada 2019 do Música na Praça. E, em dezembro, teremos o Natal 2019, com o acendimento do Pinheirão, a Casa do Papai Noel, o Natal Musical e a Festa da Padroeira de Tatuí.

Além disso, o presidente do Conselho de Políticas Culturais, Luiz Antônio Galhego Fernandes, e a diretoria do Conselho, apresentaram na Conferência as propostas para a realização da Semana de Artes de Tatuí e a criação de um Festival de Música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário