quarta-feira, 14 de agosto de 2013

UBS do Jardim Santa Rita terá evento de saúde da mulher

Programação terá encerramento da Semana de Aleitamento Materno e diversas atrações - Tatuí realiza no mês de agosto diversas ações voltadas à saúde da mulher. Na sexta-feira, 16, as mulheres que passarem pela Unidade Básica de Saúde do Jardim Santa Rita, no período entre 14h e 17h, serão surpreendidas como uma programação toda especial. Entre os destaques, a realização de testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis e a o HIV, além de um mutirão para coleta do Papanicolau e exames preventivos para câncer de mama. Também haverá orientações para realização do autoexame, que pode ser realizado facilmente em casa por todas as mulheres. 

As mulheres que ainda não se vacinaram contra hepatite B poderão se imunizar, gratuitamente. “Porém, é importante lembrar que o público alvo são pessoas com até 49 anos ou incluídas no chamado grupo de risco, as que estiveram expostas à doença, gestantes, manicures, podólogas, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares e rodoviários, doadores de sangue, profissionais do sexo e coletores de lixo domiciliar e hospitalar”, explicou o secretário municipal de Saúde, José Luiz Barusso.

Outro ponto alto do evento será o encerramento da Semana de Aleitamento Materno que teve suas ações prorrogadas e terá como atração uma palestra sobre o tema e a distribuição de panfletos. “As pessoas que passarem pelo posto de saúde ainda vão poder conferir um desfile de moda, realizada em parceria com a loja Style de Tatuí, no qual as agentes comunitárias de saúde irão desfilar a nova coleção de verão. Ação que tem como missão motivar e estimular a participação das mulheres”, argumentou Maria Aparecida Silva Marques de Oliveira, responsável pelo setor de Informação, Educação e Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde.

O Fundo Social de Solidariedade também participará da iniciativa, oferecendo bolos e tortas produzidos nos cursos de culinária às mulheres participantes, enquanto a equipe do Projeto Tesoura e Companhia fará seções especiais de maquiagem. 

A UBS do Santa Rita fica na Rua Benedito Nunes, 540. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3305-8855. 

Aleitamento Materno

Tatuí comemorou a Semana Mundial de Aleitamento Materno, realizada simultaneamente em mais de 170 países entre os dias 1º e 7 de agosto, com muito trabalho e ações de estímulo à amamentação. Os postos de saúde receberam banners e folhetos educativos contendo informações para gestantes e lactentes. 

A programação também foi realizada na Maternidade Maria Odete Campos Azevedo, onde as mães assistiram a vídeos sobre amamentação e receberam orientação profissional sobre a importância do leite materno para as crianças. As participantes foram presenteadas com camisetas comemorativas, com palavras de incentivo ao aleitamento.

Segundo a pediatra, Flavia Pereira Valdetaro, o aleitamento materno é a melhor forma de fornecer aos recém-nascidos os nutrientes que eles necessitam, por ser um alimento completo que protege contra doenças. “Deve ser oferecido de maneira exclusiva até os seis meses de vida e de maneira combinada, com outras fontes, se possível até os dois anos de idade. É muito importante para a mãe e para o bebê”, comentou. 

Um comentário:

Rubens Oficial disse...

Paulo, está aí seu comentário. O termo UBS foi usado pela assessoria de imprensa da Prefeitura e consta no site oficial do município.

Postar um comentário