quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Tem Notícias mostra a situação dos postos de saúde de Tatuí

Do G1 Itapetininga e Região

O Tem Notícias percorreu o município de Tatuí nesta quarta-feira 14, para mostrar a situação dos postos de saúde do município. Quatro unidades de saúde foram visitadas: Centro de Especialidades Médicas, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, a UBS Doutor Laurindo e a UBS Aida Rodrigues da Mota.

No Centro de Especialidades Médicas, onde 300 pessoas são atendidas por dia, usuários reclamaram da espera por exames. De acordo com o acompanhante, Levi José de Camargo, os problemas são um verdadeiro castigo. “Chego a esperar por um exame por quase dois meses. Uma pessoa doente sofre muito com essa demora”, conta.

A dona de casa Ilda Quevedo, sofre com a demora para ser atendida. A filha dela, de oito anos, sofre com pressão alta e requer acompanhamento médico. “As consultas estão muito demoradas. Fica muito difícil”, reclama.

Mas também há quem acredita que o sistema melhorou. A costureira Lúcia Silva conta que não tem do que se queixar. “Todas as vezes que eu preciso, sou atendida. Nunca tive problemas”, diz.

Na UBS do Centro também há descontentamento. De acordo com os pacientes, nos casos de agendamento a demora para ser atendido pode chegar a 90 dias. Já em caso de urgências e emergências são mais de duas horas de espera para receber atendimento médico.

Para o aposentado Fernando Vieira, o local sofre com pouca estrutura. “ Há 15 dias atrás eu precisei ser atendido e não havia maca na unidade, foi necessário pedir em outro lugar. Isso não pode acontecer”, fala.

Já na UBS Doutor Laurindo, poucas pessoas esperavam por atendimento. De acordo com os pacientes, não há reclamações.

E na Unidade Básica de Saúde Aida Rodrigues da Mota a reclamação é para conseguir alguns tipos de exames, como ultrassom.

Posição da prefeitura
A Secretaria de Saúde de Tatuí informou que o Centro Municipal de Especialidades será transferido para um novo prédio. A inauguração está prevista o fim do ano de 2013. Ainda de acordo com a secretaria, o tempo médio para consultas é de aproximadamente um mês e para exames, uma semana. Os testes de alta complexidade têm tempo de espera maior devido ao limite fornecido pelo Sistema Único de Saúde, o SUS.

Na UBS Central, o tempo para consultas é de no máximo 30 dias, já os casos de urgência e emergência devem ser encaminhados ao Pronto Socorro, que também passa por reformas e até dezembro deste ano deve adotar um novo modelo de atendimento.

A prefeitura de Tatuí lembra que no próximo domingo 18 haverá prova de concurso público para contratar 18 novos médicos para atendimento na rede pública municipal de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário