segunda-feira, 12 de agosto de 2013

"Passa balaio trançado de sonhos" chega a Tatuí

Projeto atenderá cerca de 2 mil alunos e 50 educadores da rede pública municipal - Uma delicada e trabalhada trama trançada para estimular o desejo da descoberta do conhecimento por meio do universo mágico dos livros. É com essa proposta, trabalhando a 'contação' de história como estimulo à literatura infantil em sala de aula, que chega a Tatuí o projeto "Passa balaio trançado de sonhos". A iniciativa, idealizada pela escritora e contadora de histórias Camelina de Toledo Piza, que atenderá professores e alunos da rede municipal de ensino infantil da cidade, terá início no próximo dia 16, sexta-feira, a partir das 8h30, na pré-escola Profª Benedita Pereira Fiuza Orsi, com a primeira oficina de formação.

Os encontros têm a intenção de demonstrar aos professores a importância da narrativa oral e através de práticas transformá-los em semeadores da magia como incentivo à leitura. Neste primeiro encontro, será apresentada a proposta do projeto aos 50 educadores participantes, divididos nos períodos da manhã e da tarde. A primeira oficina será uma dinâmica a fim de resgatar a criança interior dos educadores envolvidos, valorizando a introdução de uma história.

"Voltar para Tatuí, onde já realizei diversas outras oficinas com educadores, será maravilhoso. A expectativa é grande e a melhor possível. Espero que este contato com os professores seja um encontro de aprendizado, tanto pra mim quanto para eles", revela Carmelina, ansiosa para o início do projeto na cidade. "O meu sonho é despertar o narrador interior de cada docente, para que possa se descobrir contador de histórias e, posteriormente, trabalhar essa mágica fantasia em sala. Através dos meus 20 anos de prática em escolas, hospitais e outros tantos lugares, decidi amarrar tudo, trançar e apresentar aos professores", conclui.

"Passa Balaio trançado de sonhos" atenderá, ao longo deste semestre, mais 50 educadores e cerca de 2 mil alunos na cidade de Bauru/SP. No total, são quase 4 mil alunos e 100 professores beneficiados pelo projeto no estado. Além disso, o projeto contemplará, também, 5 colaboradores - em cada cidade - de entidades sem fins lucrativos, que trabalham a contação de histórias.

Realizado pela Editora Adonis, "Passa balaio trançado de sonhos" tem parceria da Prefeitura Municipal de Tatuí e da Prefeitura Municipal de Bauru, patrocínio de PANCO, produção cultural de 3marias Produtora Cultural, agenciamento de LS Nogueira e apoio cultural do ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura.

Sobre a idealizadora e escritora - Nascida em Tietê/SP, Carmelina de Toledo Piza mudou-se ainda criança para Piracicaba/SP onde reside até os dias de hoje. É contadora de histórias e formadora de contadores desde 1992, graduada em Letras pela UNIMEP/Piracicaba, Mestra em Educação pela UNISAL/Americana e escritora dos livros "Entrou por uma porta, saiu por outra, quem quiser que conte outra" (2006),"Amor Sempre… Sempre Amor"(2006), "Caju, uma história de amor" (2008) e “Passa balaio trançado de sonhos" (2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário