terça-feira, 23 de julho de 2013

Tatuí sedia Encontro Regional de Políticas Contra as Drogas

Evento estadual de conselhos municipais está marcado para 26 de agosto - “A Prefeitura de Tatuí entra definitivamente no combate às drogas”. Com esta frase, o prefeito José Manoel Correa Coelho definiu a realização da primeira edição do Encontro Regional de Políticas Contra as Drogas. O evento foi realizado no último dia 20 de julho, sábado, no auditório da Fatec de Tatuí, uma das promotoras do evento ao lado da Prefeitura, Câmara Municipal e do Conselho Municipal Antidrogas (Comad).  Mais de 200 pessoas estiveram presentes para prestigiar duas referências nacionais no assunto: o médico Ronaldo Laranjeira e o do promotor de justiça criminal Mário Sérgio Sobrinho, que tiveram a companhia do juiz de direito Marcelo Nalesso Salmaso. 

Além dos palestrantes e do prefeito Manu, a mesa de abertura teve a participação do vice-prefeito e secretário de Governo, Segurança Pública e Transportes, Vicente Menezes, do presidente da Câmara Municipal, Oswaldo Laranjeira Filho, do major Ulisses Antônio da Cunha Pereira, diretor de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos da Polícia Militar, e do prefeito de Torre de Pedra, Emerson José Mota. 

Durante sua palestra, Ronaldo Laranjeira esclareceu a importância do Programa Recomeço, criado pelo Governo do Estado para custear o tratamento de dependentes químicos e destacou a importância das parcerias com os municípios. “Nosso objetivo é oferecer, aqui na região, essa possibilidade dos próprios municípios fazerem um consórcio, uma parceria, para que todos se beneficiarem dessa linha de financiamento, disponível para todas as cidades com foco principal no auxílio às famílias que convivam com o problema da dependência química”, explicou. 

Já os conceitos de justiça restaurativa e justiça terapêutica foram assuntos das explanações de Sobrinho e Salmaso, que abordaram um novo foco no relacionamento com pequenos e menores infratores envolvidos com o problema das drogas. Para Paulo Martins, presidente do Comad de Tatuí, os diferentes pontos de vista apresentados durante o encontro e a participação efetiva da comunidade, garantiu o sucesso do evento. “Mais importante é podermos discutir meios de prevenção a esse conflito do mundo atual, que atinge cada vez mais nossa sociedade e tem desdobramentos na saúde pública e também na criminalidade, além é claro de graves problemas sociais”, argumentou.

Debate Estadual- O sucesso foi tanto que uma nova ação já está programada para o dia 26 de agosto, data em que Tatuí será sede também do segundo Encontro Estadual de Comads, que terá a participação de representantes dos conselhos de todo estado. O evento acontece no auditório da Fatec, das 9h às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário