sábado, 27 de julho de 2013

Concertos Finamax traz orquestra italiana a Tatuí dia 16

O Teatro Procópio Ferreira, do Conservatório de Tatuí, recebe apresentação especial do Gruppo Di Fiati Aperta, orquestra de sopros de Bérgamo (Itália) no próximo dia 16 de agosto. As duas atividades – ensaio aberto e concerto – terão entrada franca. O ensaio aberto, com comentários de músicos e maestro, está previsto para as 16h30. O concerto será às 20h30. Ambos no teatro.

As atividades integram a Série de Concertos Finamax, projeto iniciado em 2003 na cidade de Jundiaí e que está em sua 11ª edição. A programação da temporada dos Concertos Finamax deste ano inclui ainda a cidade de Sorocaba, contando com nomes como os de Izaías de Almeida e Alessandro Penezzi. O projeto é patrocinado pela Lei Rouanet. A Orquestra de Sopros Aperta é uma orquestra de câmara que segue a tradição dos anos 1700 da música europeia. Acompanhados de uma cantora lírica, eles irão reviver trechos de óperas e fazer uma homenagem a Giuseppe Verdi, trazendo ao Brasil o verdadeiro espírito italiano de fazer música erudita.
Fundada em 1976 por Pieralberto Cattaneo, a orquestra foi vencedora do Concurso Internacional de Stresa de 1981, participando de temporadas de concertos importantes na Itália e em países como Estados Unidos, Alemanha, França, Bélgica, Áustria, República Checa, Eslováquia, Eslovênia, Croácia, Yugoslávia e Malta. O grupo também atua no campo da música contemporânea, apresentando estreias de compositores italianos, muitos dos quais são dedicados à orquestra. Já participou da gravação de dois CDs com músicas inéditas de compositores italianos .

A orquestra é formada por dois oboés, dois clarinetes, dois fagotes, duas trompas, além de contrabaixo e da cantora lírica convidada. O regente, Cattaneo, é diplomado em composição e graduado em Artes, Música e Artes Cênicas com tese sobre a música sacra de Donizetti. É professor de composição no Instituto Superior de Estudos Musicais \"Gaetano Donizetti\", de Bergamo.

Para acompanhar o ensaio aberto não é necessário retirar ingressos antecipadamente. Estudantes de música ou interessados podem comparecer às 16h30 ao Teatro Procópio Ferreira. Para o concerto, ingressos podem ser retirados com uma semana de antecedência na bilheteria do teatro, à rua São Bento, 415, de terça a sexta, das 17h às 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário