quinta-feira, 18 de julho de 2013

Tatuí recebe neste sábado Encontro Regional de Políticas Contra as Drogas

Palestrantes de renome nacional farão exposições na Fatec

Um importante evento com foco no combate às drogas e com palestrantes de renome nacional. Esta será a tônica do Encontro Regional de Políticas Contra as Drogas que acontece em Tatuí, no próximo sábado, 20, a partir das 9h, no auditório da Fatec, com entrada franca. Trata-se da primeira mobilização do Conselho Municipal Antidrogas, constituído pelo prefeito José Manoel Correa Coelho como ferramenta de articulação de orientação e prevenção à dependência química. Prefeitura de Tatuí, Câmara Municipal e a própria Fatec são as promotoras do evento.

Um dos focos será a apresentação de programas relacionados ao Programa Nacional de Políticas sobre Drogas, que possam ser aplicados na cidade e também na região. Um desses exemplos é o Cartão Recomeço, que faz parte de uma ação do Governo do Estado, que integra as secretarias de Desenvolvimento Social, Justiça e Defesa da Cidadania, além de Saúde. Através desse projeto, o paciente recebe R$ 1.350 por mês para custeio do tratamento à dependência e tem o controle de seu tratamento realizado pelo próprio sistema. A duração do benefício será de até 180 dias.

Caberá ao município selecionar e encaminhar os pacientes às clínicas terapêuticas cadastradas e monitorá-los com uma periodicidade por meio da rede de saúde mental. Inicialmente serão distribuídos 3 mil cartões entre os municípios, que irão custear o atendimento em entidades escolhidas pelo estado.

Também entre as propostas a serem debatidas está o resgate de dependentes químicos para serviços de saúde, que são feitos pelo Samu - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, e a disponibilização de 910 leitos em clínicas próprias e contratadas.

As exposições estarão a cargo de duas autoridades no assunto: Mário Sérgio Sobrinho e Ronaldo Laranjeira. “Trata-se de uma oportunidade única, não só para Tatuí, mas também para os municípios da região. Ambos têm ampla experiência e poderão esclarecer dúvidas e explicar a oportunidade de adesão aos programas de prevenção e recuperação disponíveis”, argumentou o presidente do Comad, Paulo Martins.

Já o prefeito Manu creditou o evento como um marco. “O poder público municipal não pode ficar alheio a esse problema que afeta diretamente nossas famílias e nossos jovens. Justamente por isso, instituímos definitivamente o Conselho Antidrogas que tem a missão de articular ações como essa reunião que certamente será muito produtiva”, explicou.

Currículos

Ronaldo Laranjeira, que detalhará o funcionamento do Cartão Recomeço, é médico, formado pela Escola Paulista de Medicina em 1982, com residência em psiquiatria pela mesma instituição. É PhD em psiquiatria, pela Universidade de Londres (Maudsley Hospital), no setor de dependência química. Atualmente é professor titular do Departamento de Psiquiatria da Unifesp, diretor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e outras Drogas, entidade vinculada à CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem grande experiência na área de tratamento da dependência química e coordena uma série de cursos de especialização nessa área, com mais de mil alunos formados em todo do Brasil. Coleciona mais de 180 artigos científicos publicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário