quarta-feira, 24 de julho de 2013

Tatuí realiza neste sábado mutirão para teste rápido de hepatite

No próximo domingo, 28 de julho, é comemorado mundialmente o Dia de Luta Contra Hepatites Virais. Tatuí terá uma programação especial relativa à data. No sábado, 27, será realizado um mutirão para testes rápidos para hepatites tipo B e C, disponível das 9h às 13h, na Praça da Matriz. O público alvo é a população com idade até 49 anos.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Marilu Rodrigues da Costa, a hepatite viral é uma doença silenciosa que pode levar até a morte. Os tipos A, B, C e D são os mais comuns no país. A hepatite A é transmitida geralmente pela água e alimentos contaminados. Já os vírus B, C e D são transmitidos sexualmente ou por contato com sangue contaminado. “A população deve estar atenta tanto às maneiras de contágio, quanto os riscos e sintomas dessa doença, que pode ser muito perigosa”, explicou.

Tatuí oferece o teste rápido para o diagnóstico da hepatite B e C, gratuitamente e de maneira continuada na rede pública municipal de saúde. O teste é disponibilizado no Centro de Testagem e Aconselhamento, que fica na Travessa Monsenhor Magaldi, 296, ao lado da Santa Casa. Esta modalidade de exame, na verdade, funciona como porta de entrada para o tratamento oferecido na cidade, argumenta o secretário municipal de Saúde, José Luiz Barusso. “Em casos onde o resultado for positivo, o paciente coleta sangue para confirmar o resultado. Se o exame de sangue confirmar a doença, o paciente começa imediatamente o tratamento no Ambulatório de Infectologia, que funciona no mesmo prédio. O tratamento para a doença é feito com medicamentos antivirais e é inteiramente gratuito”, revela.

Já a vacina contra a hepatite B pode ser encontrada em todas as Unidades Básicas Saúde da cidade. O público alvo para a vacina também são pessoas com até 49 anos ou incluídas no chamado grupo de risco, que estiveram expostas à doença, gestantes, manicures, podólogas, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares e rodoviários, doadores de sangue, profissionais do sexo e coletores de lixo domiciliar e hospitalar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário