quinta-feira, 3 de novembro de 2011

1º Fórum de Envelhecimento e Pessoa Idosa de Tatuí é realizado no Centro Cultural



No mês do idoso, o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat), responsável pelo Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, que atende a centenas de idosos tatuianos, realizou no último dia 27, o 1º Fórum de Envelhecimento e Pessoa Idosa de Tatuí.

Estavam presentes as turmas da manhã e da tarde do Projeto Envelhecer, que juntas, somaram mais de 200 pessoas para o evento, que foi prestigiado pela presidente do Fundo Social e primeira-dama Maria José Vieira de Camargo, o vice-prefeito Luiz Antonio Voss Campos, a presidente do Conselho Municipal de Atenção ao Idoso Marlene Oliveira Pinto, o coordenador do Projeto Envelhecer Ivan Rezende, a secretária da Saúde Kátia Abuchaim, a enfermeira do Projeto Envelhecer Gisele dos Santos e a convidada e palestrante principal Sandra Regina Gomes que é membro da Câmara Técnica da Pessoa idosa do Estado de São Paulo.

A primeira a palestrar foi da enfermeira Gisele dos Santos, que além de apresentar o trabalho do Projeto Envelhecer trouxe dados como a atual estimativa de idosos em Tatuí. O total é de 12.860 com mais de 60 anos, sendo 5.838 homens e 7.022 mulheres, números do Data SUS.

Sandra Regina trabalhou o tema “Envelhecimento com dignidade, um direito de todos”. Trouxe ao conhecimento dos integrantes do Projeto Envelhecer todas as leis que hoje os amparam, além de dar a propensão a qual a sociedade vive hoje e a perspectiva de 2 bilhões de idosos no ano de 2050. Com base nessas duas realidades, a legislação voltada ao idoso e o processo de envelhecimento populacional da sociedade Sandra falou sobre o projeto do doutor brasileiro Alexandre Kalache, internacionalmente conhecido, “Cidade Amiga do Idoso”.

“Segundo o professor Kalache é urgente planejar, desenvolver políticas públicas”, diz Sandra sobre as ações necessárias perante o aumento constante de cidadãos idosos. “Falta muito, muito para que o mundo chegue a Cidade Amiga do Idoso seja uma realidade no mundo. Falta escutar o idoso, perguntar a ele. Tatuí está de parabéns pelo trabalho e hoje estar aqui representantes de várias áreas”, finaliza Sandra.

Alicerçado em oito pontos, o projeto Cidade Amiga do Idoso, planejada em 2005 e tendo um guia lançado em 2007, foi desenvolvido por Kalanche que ouviu dos próprios idosos do que eles precisavam e queriam. O doutor viajou e conversou por 33 cidades do mundo. Os pontos são: Prédios públicos e espaços abertos, transporte, moradia, participação social, respeito e inclusão social, participação cívica e emprego, comunicação e informação, apoio comunitário e serviços da saúde. Sobre o assunto na implantação desse projeto em Tatuí, o palestrante foi o coordenador Ivan Rezende.

Na platéia os amigos e companheiros de projeto João Piunti, 81 anos, e Paulo Ribeiro, 70, assistem a palestram e concordam com os pontos levantados. “Gostei da palestra. Agora vamos caprichar com o coral para ela (Sandra). Estamos cantando em castelhano agora” diz Piunti. “Agradeço a Deus pela idade que cheguei e a posição que hoje tenho por causa do Projeto. Para mim agora é saúde!” afirma Ribeiro que teve depressão ao se aposentar em 1994 e entrou para o projeto em 2007.

Após as palestras os idosos participaram de um debate com as autoridades e palestrantes presentes e apresentaram uma das atividades que desenvolvem no projeto, o coral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário