segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Caso Tainá: marido comemora com churrasco aparecimento de jovem e filha

Suspeito de sequestrar Tainá e filha de oito meses era foragido da Justiça e foi preso em São Luís (MA).

Por Paola Patriarca, G1 Itapetininga e Região, com edição do DT

Jovem de 18 anos e filha de oito meses estavam sumidas desde 3 de novembro — Foto: Reprodução/Facebook

02/12/2018 | O marido da jovem de Pilar do Sul (SP) Taina Queiroz, de 18 anos, comemora neste domingo (2) com a família a notícia do encontro do paradeiro da esposa e da filha de oito meses em São Luís, no Maranhão.

Taina e a filha não eram vistas pela família desde o dia 3 de novembro. Raul Kennedy da Silva registrou um boletim de ocorrência de desaparecimento da mulher, mas suspeitava que o ex-patrão Luís Fernando Lourenço, procurado pela Justiça por estelionato, tinha as sequestrado. Luís foi preso neste sábado após denúncia anônima.

"Foi a melhor notícia da vida. Estou muito aliviado e, finalmente, acabou o pesadelo. Agora vamos poder entender o que realmente aconteceu com elas e eu terei minha família de volta. Está todo mundo feliz e até assamos uma 'carninha' para comemorar", afirmou Raul Kennedy da Silva ao G1.

Ainda de acordo com o marido, a família foi informada de que Taina e a filha estão aos cuidados do Conselho Tutelar de São Luis em um abrigo, e devem ser transferidas para Pilar do Sul.

"Ainda não sei como vai ser. Se vamos ter que ir para lá buscá-las ou se elas serão trazidas para cá pelo Conselho. Não sabemos ainda o que pode ter acontecido também com elas em relação ao sequestro e ameaças. Mas agora o importante é que elas estão bem e toda a agonia acabou. Agora só alegria por ter minha filha de volta", afirma.

Prisão

Luis Fernando Lourenço já tem passagens na polícia por estelionato — Foto: Arquivo Pessoal

Segundo o delegado Acácio Leite, Luis Fernando Lourenço foi preso durante a madrugada de sábado (1º) após denúncia feita para a Polícia Militar. O delegado não soube informar para a reportagem onde o suspeito, Taina e a filha foram encontrados.

"Ainda não sei detalhes da prisão, mas fomos informados de que ele estava em São Luis e foi a PM quem o encontrou. A transferência para alguma penitenciária da região de Sorocaba deve ocorrer, mas a data é o juiz quem determina", diz.

De acordo com a Superintendência da Polícia Civil do Maranhão, após a prisão Luis foi levado para a penitenciária de Pedrinhas, onde está à disposição da Justiça.

Ainda segundo o delegado, Luis e Taina devem ser ouvidos para a conclusão do inquérito policial em relação à subtração de incapaz. "Vamos apurar o que realmente aconteceu. Entender o que houve. Por isso, quando Taina voltar para a região vamos colher depoimento dela e do Luis também."

Entenda o caso


Polícia descarta desaparecimento de jovem Taina e trata caso como subtração de incapaz

O desaparecimento foi registrado no dia 3 de novembro. O marido da jovem conta que viajou a trabalho para Castilho (SP) e, quando retornou para casa, não encontrou mais a esposa e a filha.

"Cheguei e não estavam em casa. Fizemos buscas, mas nada. Não atendeu o telefone e ninguém sabia delas. Fiquei desesperado. Foi então que meu ex-patrão mandou mensagem dizendo que estava com as duas e que elas estavam felizes. Mas ela não me deixaria. Estávamos bem e tenho certeza que ele as raptou", disse na época ao G1.

Raul ainda afirma que conheceu o ex-patrão, Luis Fernando Lourenço, há quatro meses, em Sorocaba. Ele se apresentou como cantor e empresário, e ofereceu emprego para o rapaz entregar outdoor em cidades do interior de São Paulo.

"Ele levou a gente em shows e se mostrava uma pessoa que tinha conhecimento, importante. Nunca tive problema com ele, mas é um cara invejoso e não aceitava ver a gente feliz", diz.

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Sorocaba abriu inquérito policial para investigar o caso do sumiço das duas.

Porém, na quarta-feira (28) o delegado Acácio Leite informou que passou a tratar o caso como subtração de incapaz após vídeos enviados pelo suspeito mostrar que Taina estava bem.

Vídeos


Suspeito de sequestrar mulher e filha de ex-funcionário envia vídeos para família

De acordo com Raul, vídeos foram encaminhados por Luís Fernando para ele e parentes logo após o desaparecimento da esposa e filha.

Policiais civis de Pilar do Sul ligaram para Luís no número usado por ele para enviar as mensagens. O suspeito disse que as duas estavam bem, mas não contou onde estavam. Depois, policiais e familiares não conseguiram mais contato.

Nas imagens é possível ver Taina deitada em uma cama ao lado da filha. O homem que filma é o suspeito. Ele faz questionamentos e Taina responde. Segundo o delegado, os vídeos não foram encaminhados para a Polícia Civil.


Taina de Queiroz Mendes foi achada no Maranhão após quase um mês de sumiço — Foto: Reprodução

Parentes da jovem afirmaram que ela apresentou sinais de que está sendo ameaçada nos vídeos enviados à família.

Em entrevista ao G1, a prima de Raul, Aline Trindade, afirma que nas imagens Taina está abatida, magra e faz sinais de nervosismo com as mãos e olha para o lado.

"Eu considero ela como minha prima e a conheço. Acho muito estranho tudo o que está acontecendo. Nos vídeos ela aparece com a mesma blusa, muito magra e tem um roxo no braço. Ela olha para o lado como se tivesse outra pessoa e faz sinais quando está nervosa", aponta a prima.

Foragido

Luis Fernando Lourenço é considerado foragido da Justiça por estelionato — Foto: Arquivo Pessoal

Luis Fernando Lourenço é foragido da Justiça há cerca de um ano,segundo a Polícia Civil. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que Luis esteve preso em 22 de outubro de 2013 pelo artigo 158, que é constranger alguém mediante violência. Mas, segundo o órgão, foi solto no dia 23 de outubro.

Ainda de acordo com a SSP, Luis foi condenado por estelionato a cumprir pena de prestação de serviços à comunidade, porém não cumpriu a determinação. Por isso, consta como foragido.

A ex-companheira afirmou ao G1 que já registrou boletim de ocorrência contra ele por ameaça.

"Conheci o Luís em janeiro deste ano, em Jundiaí, e ficamos juntos por três meses. No início, ele conseguiu me iludir, se apresentou como empresário e conquistou a todos", afirmou a jovem, que prefere ter a identidade preservada.

"Fomos morar em Araraquara, mas lá ele passou a ser agressivo. Ele vivia me ameaçando e não deixava eu falar direito com a minha família", ressaltou.

Fugiu por conta própria


Taina de Queiroz Mendes e filha de 8 meses estavam sumidas há quase um mês — Foto: Arquivo Pessoal/Raul Kennedy da Silva

Uma parente do homem suspeito de sequestrar a jovem Taina afirmou ao G1 que ela não está sendo ameaçada e que fugiu por vontade própria.

Segundo a parente, que é de Jundiaí e prefere ter a identidade preservada, Luís e Taina não contaram onde estão.

"Conversei com a Taina e ela me disse que estava bem. Contou até detalhes do porquê saiu de casa e até coisas pessoais dela com o marido. Então, separamos provas de que foi isso realmente o que aconteceu. Além disso, o próprio cunhado que ajudou ela a sair de casa", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário