quinta-feira, 19 de maio de 2016

‘Musicum Trio’ é atração gratuita no Conservatório de Tatuí, dia 20



Recital integra série de apresentações especiais do o VIII Prêmio Incentivo à Música de Câmara

O Musicum Trio, formado por Thais Valim (piano), Jefferson Perez (violoncelo)e a Abner Antunes (violino), fará recital gratuito no Conservatório de Tatuí. A apresentação, que acontece no dia próximo dia 20, segunda-feira, faz parte do VIII Prêmio Incentivo à Música de Câmara, realizado entre os dias 20 e 26 de junho.

No recital, a ser apresentado no Salão Villa-Lobos (rua São Bento, 415), o trio apresentará obras de Ludwig van Beethoven (Trio em Ré Maior Op. 70, em três movimentos) e Friedrich Smetana (Trio em sol menor Op. 15, em três movimentos).

O Musicum Trio foi formado no 33º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, por músicos que apreciam o trabalho colaborativo e buscam uma identidade sonora, sem deixar de valorizar a autonomia de cada integrante.

O grupo recebeu o 1º prêmio e o prêmio de Melhor Música Brasileira no “XX Concurso Nacional de Música de Câmara Cidade de Araçatuba”, 4º lugar no “III Concurso de Música de Câmara do 51º Festival Villa-Lobos” no Rio de Janeiro e participou do “6º Concurso Internacional de Música de Câmara Joseph Joachim”, na Universidade de Música Franz Liszt em Weimar, Alemanha.

Recebeu orientação do violoncelista Zygmunt Kubala e da pianista Anna Claudia Agazzi. Participou de masterclasses com o maestro e violinista Leon Spierer, os pianistas Cristian Ruvolo, Gilberto Tinetti. e Lúcia Barrenechea, Cuarteto Latinoamericano, Quinteto Villa-Lobos e Art Metal Quinteto.

Apresentou-se em diversos lugares, entre eles o SESC Bauru, Auditório da Escola de Música da UFMG em Belo Horizonte, Memorial de Curitiba, Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro, Conservatório de Tatuí, Sorocaba e cidades do interior de São Paulo.

Participou dos projetos “A Música de Câmara e os 100 Anos de Guerra-Peixe”, “Concertos do Meio-Dia” e realizou uma série de recitais na cidade de Sorocaba apresentando “A Integral dos Trios de Wolfgang Amadeus Mozart – Homenagem aos 250 anos de Nascimento”.

Com seu trabalho pretende inspirar novos músicos, atrair novos ouvintes para a música de câmara e compartilhar suas ideias musicais.


VIII Prêmio Incentivo à Música de Câmara

Trata-se de disputa interna, coordenada por Míriam Braga, que visa a premiar os melhores grupos de câmara da instituição. O evento contará com dezenas de apresentações gratuitas e participações especiais de grupos de câmara formados por profissionais da instituição e de São Paulo.

O Prêmio Incentivo à Música de Câmara é uma iniciativa da professora e pianista Míriam Braga que tem por objetivos estimular as apresentações públicas dos grupos formados dentro da área. A música de câmara é uma disciplina obrigatória a todos os alunos da área de música clássica da instituição. Atualmente, são cerca de 160 grupos que apresentam-se todos os bimestres, como forma de avaliação pública.

Em junho, as apresentações iniciam-se no dia 20, segunda-feira. As etapas eliminatórias serão às 9h, 11h, 14h e 16h, até o dia 24, sexta-feira, no Salão Villa-Lobos (rua São Bento, 415). Já no sábado, 25, no teatro Procópio Ferreira (mesmo endereço) ocorrem as semifinais do concurso, também a partir das 9h. As finais serão no domingo, 26, a partir das 9h, sendo que os vencedores serão anunciados às 18h da mesma data.

Além das apresentações dos grupos concorrentes, o VIII Prêmio Incentivo à Música de Câmara contará com participações especiais. Além do Musicum Trio (segunda-feira, 20, às 19h, no salão Villa-Lobos), estão confirmadas apresentações na terça-feira, 21, às 19h, do Grupo de Música de Câmara da Escola Municipal de Música de São Paulo, formado por Cesar Bonfim e Allan Olimpio Dantas (violino), Rodrigo Nunes Mendes (viola), Leonardo Salles (violoncelo), Laiana de Oliveira (mezzo-soprano) e Hermes Daniel Jacchieri (piano). Na quinta-feira, 23, às 19h, também no Salão Villa-Lobos, acontece recital do duo formado por Bruno Camargo (sax) e Milena Lopes (piano). Na sexta-feira, 24, às 19h, é a vez do Quinteto Goitacá, formado por Gerson Brandino e Leandro Cestari Gouveia (trompete), Jackson Lúcio (trompa), Juliano Gomes (trombone) e Ricardo Souza (tuba).

No sábado, 25, às 18h no teatro Procópio Ferreira, a atração especial será o recital “Liederabend”, pela mezzosoprano Cristine Bello Guse, pela soprano Marilane Bousquet, pelo tenor Marcos Nascimento, pelo barítono Sandro Bodilon, tendo Míriam Braga, Cristiane Bloes e Igor Baggio ao piano.


Os Músicos

Thais Valim – Natural de Sorocaba, iniciou seu estudos no Conservatório Musical João Baptista Julião com Altamiro Bernardes e Keyla Conegero, formando-se na classe de Ilza Maria Soares. Bacharel em Música pela Universidade de São Paulo na classe de Heloísa Zani, entre 2007 e 2010 aperfeiçoou-se com a pianista russa radicada no Brasil, Olga Kiun.
Premiada no II Concurso de Piano de Música Brasileira Maestro Spartaco Rossi em Tatuí, no XX Concurso Nacional de Música de Câmara Cidade de Araçatuba e laureada na 28ª Oficina de Música de Curitiba.
Em 2015 participou de masterclasses com a pianista Natasa Sarsevic na cidade de Narni (Itália), pela Associação Mozart Itália. Em 2010 participou de curso na Academia de Música de Cracóvia (Polônia), tendo aulas com Andrzej Pikul e apresentando-se na sala de concertos Florianka Hall. Neste mesmo ano foi idealizadora e curadora do projeto “Homenagem a Schumann e Chopin – 200 Anos de Nascimento”, com o apoio da LINC Sorocaba.
Na área de música de câmara é pianista do Musicum Trio e Trio Animato, junto ao flautista André Mendes e o fagotista Ricardo Aurélio Oliveira.
Como pianista correpetidora no Conservatório de Tatuí, dividiu o palco com alunos e solistas nacionais e internacionais.
Atualmente aperfeiçoa-se com Marisa Lacorte e leciona Piano e Música de Câmara no Instituto Municipal de Música de Sorocaba.

Abner Antunes – Iniciou seus estudos aos treze anos de idade no Instituto Municipal de Música de Sorocaba, estudando com Dyan Toffollo Ayres, Éber Dos Santos e formando-se na classe de Vlamir Devanei Ramos Jr. Também é formado pelo Conservatório de Tatuí na classe do professor Wanderley Pizzigatti.
Bacharel em Música pela Faculdade Mozarteum de São Paulo na classe de Cláudio Micheletti, com quem estuda atualmente.
Como integrante do Quarteto Sorocaba foi convidado a participar do “Arianna Chamber Music Festival” na Universidade de Missouri, em St. Louis (EUA), nos anos de 2015 e 2016, com bolsa integral.
Participou de vários festivais, como o Festival de Artes de Itu, Festival de Juiz de Fora, Curso de Férias de Tatuí, Festival de Piracicaba e Festival de Música de Santa Catarina (FEMUSC), em Jaraguá do Sul. Durante os cursos que participou fez aulas com os violinistas Nicolas Koeckert (Alemanha), Francesco de Angelis (Itália), Suzana Salas (Venezuela), Veronique Mathieu (EUA), Pedro Delarolle, Paulo Bosísio, Luiz Amato e Marco Damm. Durante o Curso de Férias de Tatuí (2007), atuou como solista junto à professora Suzana Salaz, no concerto duplo de Bach.
Atualmente é professor de violino no Instituto Municipal de Música de Sorocaba, chefe de naipe dos segundos violinos da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e participa como convidado na Orquestra Sinfônica de Campinas e na Orquestra Sinfônica da USP.

Jefferson Perez – Bacharel em Música pela Universidade Estadual Paulista na classe de Zygmunt Kubala, iniciou seus estudos no Conservatório de Tatuí, formando-se na classe de Eduardo Bello. Aperfeiçoou-se com o violoncelista Alceu Reis e é pós-graduado em Música de Câmara pela Uninter, sob orientação de David Chew.
Foi convidado a ministrar aulas de violoncelo no Festival Eleazar de Carvalho, em Fortaleza (2013 e 2014), no Festival de Artes de Itu (2012-2014), no 6º Curso de Inverno do Projeto Camerata (2009) – Presidente Prudente – e na 14ª Semana da Música Maestro Gaó, na cidade de Salto.
Como integrante do Quarteto Sorocaba foi convidado a participar do “Arianna Chamber Music Festival” na Universidade de Missouri, em St. Louis (EUA), nos anos de 2015 e 2016, com bolsa integral.
Participou do 8º Festival Amazonas de Ópera como músico convidado da Amazonas Filarmônica. Participou do Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão, Festival de Maringá, Festival de Artes de Itu, da Oficina de Música de Curitiba e do Encontro Internacional de Violoncelo do Rio de Janeiro, tendo aulas com Antonio Meneses, Fred Pott, Roman Mekinulov, Antonio Del Claro, Alexander Znachonak e Cláudio Jaffé.
Atuou como solista junto à Orquestra Sinfônica de Sorocaba, Orquestra Sinfônica Jovem de Tatuí, Orquestra Acadêmica do Festival de Artes de Itu e Orquestra de Câmara de Salto.
Atualmente é professor de violoncelo no Conservatório de Tatuí e no Instituto Municipal de Música de Sorocaba. Atua como 1º violoncelo na Orquestra Sinfônica de Sorocaba e é músico convidado da Orquestra Sinfônica de Campinas.

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Recital Musicum Trio
Quando: 20 de junho de 2016
Horário: 19h00
Local: Salão Villa-Lobos
Rua São Bento, 415
Grátis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário