segunda-feira, 16 de maio de 2016

Alexandre Ficarelli apresenta-se em recital no Conservatório de Tatuí, dia 4

Oboísta também coordenará masterclass no dia 3 de junho; ambas as atividades são gratuitas


O oboísta Alexandre Ficarelli ministra masterclass e apresenta-se em recital no Conservatório de Tatuí nos próximos dias 3 e 4 de junho – sexta-feira e sábado. Ambas as atividades são gratuitas.

O masterclass será realizado na sexta-feira, 3, a partir das 14h, no Salão Villa-Lobos (à rua São Bento, 415), sob coordenação de Otávio Blóes. No teatro Procópio Ferreira, que fica no mesmo endereço, no sábado, 4, às 11h, o oboísta apresenta-se em recital acompanhado pela pianista Cristiane Bloes.

O repertório da apresentação será formado por obras de compositores brasileiros do século XX. No programa, constam obras de Carl Philipp Emanuel Bach (“Sonata em Ré Maior para Oboé e Piano Wq. 131”, em três movimentos), Wolfgang Amadeus Mozart (“Sonata em Fá Maior para Oboé e Piano KV 376”, em três movimentos), Clara Schumann (“Três romances para Oboé e Piano op.22”, em três movimentos), Breno Blauth (Sonata para Oboé e Piano T.14, em três movimentos), Claudio Santoro (“Sonatina para Oboé e Piano 1943”, em dois movimentos) e de Mario Ficarelli (“Sonata para Oboé e Piano 1985”, em dois movimentos).


Nascido em São Paulo, Alexandre Ficarelli foi agraciado com o Prêmio Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo em 1986 e 1988. Estudou na Alemanha, na Escola Superior de Música de Stuttgart na classe do Prof. Ingo Goritzki, de 1989 a 1996, período onde obteve uma bolsa de estudos da Fundação Vitae. Durante sua estada europeia participou de diversas formações instrumentais dentre elas: Deutsche Kammerakademie Neuss (gravando dez CDs e realizando tournées pela Alemanha, Áustria, Austrália e Brasil), com a Stuttgarter Kammerorchester (tournée pela Espanha), com a Bachakademie e Bach Collegium Stuttgart (tournée pela Alemanha), com a Orquestra Sinfônica do Festival de Schleswig-Holstein (gravações para a televisão alemã ZDF e tournée pela Suiça e Alemanha) e com a Orquestra Filarmônica de Ulm na temporada 1995/96. Foi membro do grupo instrumental de música contemporânea Camerata Aberta – Emesp, onde atuou até 2014, participando em concertos no Brasil e no exterior. Tem atuado como camerista e solista com grande repercussão no cenário musical brasileiro. Ocupa o cargo de primeiro oboé da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo desde setembro de 1996. É docente da Universidade de São Paulo, onde leciona oboé no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes.

A pianista Cristiane Bloes foi premiada em diversos concursos como solista e camerista com destaque para o “X Prêmio Eldorado de Música” em que obteve premiação com o “Duo Sonâncias” (piano e percussão) e o primeiro lugar na 1ª Edição do Concurso de Nacional de Piano de Música Brasileira Spartaco Rossi (Tatuí-1994). Mestre em Música e Bacharel em piano pela Unesp-SP, é também formada em piano erudito e popular pelo Conservatório de Tatuí. Discípula de Catarina Domenici, Beatriz Balzi, Homero Magalhães, André Rangel, Peter Dausberg (música de câmara), atuou como pianista convidada em diversos eventos internacionais destacando-se todas as edições do Encontro Internacional de Flautistas e Percussionistas do Conservatório de Tatuí. É coordenadora e professora da Área de Piano do Conservatório de Tatuí. Desde 2009 coordena o Encontro Internacional de Pianistas do Conservatório de Tatuí e Concurso Nacional de Música Brasileira Maestro Spartaco Rossi. É pianista titular da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Masterclass de Oboé – Alexandre Ficarelli
Quando: Sexta-feira, 3 de Junho de 2016
Horário: 14h00
Onde: Salão Villa-Lobos – Rua São Bento, 415

Recital de Oboé e Piano
Alexandre Ficarelli, oboé
Cristiane Bloes, piano
Quando: Sábado, 4 de Junho de 2016
Horário: 11h00
Onde: Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415
Grátis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário