Nosso Jornal Online

Tatuí, 

PUBLICIDADE

ANUNCIE AQUI

Peça já seu orçamento
e-mail para publicidade@diariodetatui.com

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Conservatório de Tatuí abre mais de 400 vagas para novos alunos

Inscrições para seleção a 46 cursos de música, luteria e artes cênicas poderão ser feitas no período de 4 a 24 de janeiro de 2016

O Conservatório de Tatuí, abrirá 404 vagas para novos alunos para o próximo ano letivo. As vagas são válidas para 46 cursos diferentes nas áreas de música, luteria e artes cênicas. As inscrições poderão ser feitas de 4 até as 18h do dia 24 de janeiro de 2016 pelo site conservatoriodetatui.org.br/vagas. O início das aulas será em 29 de fevereiro. Há vagas para candidatos com conhecimento musical e para os que ainda não têm nenhum conhecimento na área.

As 404 vagas abrangem todas as áreas da instituição: artes cênicas, luteria e música (clássica e popular). Para concorrer a uma vaga, o candidato interessado deve acessar o site conservatoriodetatui.org.br/vagas e selecionar a unidade de sua preferência (Tatuí ou São José do Rio Pardo). Após leitura atenta do regulamento, o interessado deverá preencher a ficha de inscrição e, após submetê-la, terá acesso ao boleto bancário referente à taxa de inscrição no valor de R$ 60,00. A inscrição será considerada válida após a confirmação do pagamento da taxa.

O candidato interessado em cursar o Conservatório de Tatuí somente poderá se inscrever em um curso. Depois de efetuada a inscrição online, o candidato receberá uma cópia da mesma em seu email. A seguir, deverá imprimir seu comprovante, trazendo-o no dia do teste auditivo (primeira fase da seleção, comum a todos os candidatos).

Após efetuar o pagamento da taxa de inscrição, todos os candidatos que pretendem uma vaga nos cursos de música e luteria participarão do processo de seleção, composto de duas fases eliminatórias.

Na primeira fase, o interessado será submetido a um teste auditivo para a verificação da capacidade de percepção musical sem exigir conhecimento prévio de teoria musical. O teste será aplicado de acordo com a faixa etária: de 7 a 9 anos, de 10 a 12 anos, de 13 a 15 anos, 16 a 17 anos e 18 anos em diante. Os testes auditivos estão previstos para a semana de 1º a 5 de fevereiro de 2016.

A lista com os nomes, dias, horários e local dos testes auditivos, serão divulgados no site do Conservatório e no mural da secretaria escolar, após o término das inscrições.

Os resultados dos testes auditivos serão divulgados no site do Conservatório e no mural da secretaria escolar, a partir do dia 11 de fevereiro de 2016. Quem for aprovado nesta primeira fase, passará para a segunda, que será composta de uma entrevista (para aqueles que não têm conhecimento musical, conforme previsto no regulamento) e uma Avaliação de Performance tocando o instrumento escolhido pelo candidato, ou cantando, caso ele tenha optado pelo curso de canto. Junto a esta avaliação o candidato também será submetido a uma entrevista. Os dias para a realização da segunda fase serão divulgados no site do Conservatório e no mural da secretaria.

A seleção para os cursos de iniciação musical e musicalização infantil ocorre por meio de sorteio. Já a seleção para a área de artes cênicas ocorre por meio de teste escrito, leitura à primeira vista e jogos teatrais. No caso do curso de luteria, os que foram aprovados no teste auditivo participarão de teste prático.

Cursos oferecidos

Os cursos de artes cênicas oferecem 90 vagas, sendo 25 para teatro juvenil (para candidatos a partir dos 13 anos), 25 para teatro adulto (maiores de 16 anos), 15 para aperfeiçoamento (maiores de 18 anos) e 25 vagas para a curso de cenografia (para candidatos com idade a partir dos 16 anos).

Na área de educação musical são oferecidas 48 vagas para musicalização infantil 1 (para crianças a partir de 4 anos de idade), sendo 24 vagas para o período da manhã e 24 para o período da tarde. O curso de musicalização infantil 2, para crianças a partir dos 5 anos de idade, abre 28 vagas, sendo 12 para o período da manhã e 16 para o período da tarde. O curso de iniciação musical 1, para crianças a partir dos 6 anos, oferece 30 vagas (15 de manhã e 15 à tarde). A mesma área coordena o curso de musicografia braille, para o qual foram abertas quatro vagas.

A área de cordas sinfônicas e luteria oferece 14 vagas para violino, 10 para viola, 3 para violoncelo, 4 para contrabaixo acústico e 10 para luteria (construção de instrumentos de arco).

A área de sopros-madeiras oferece 12 vagas para flauta transversal, 8 para clarinete, 2 para oboé, 2 para fagote e 14 para saxofone.

Na área de sopros-metais, as vagas são para trompa (6), trombone (10) e trompete (2).

A área de percussão sinfônica abre ao todo 9 vagas, enquanto que o curso de piano clássico receberá 15 novos alunos. Já o de violão clássico, abre 6 novas vagas.

Na área de performance histórica, serão abertas vagas para os cursos de flauta doce (6), cravo (2), fortepiano (1), violino/viola barroca (7) e cordas dedilhadas históricas (1).

Na área de choro, são oferecidas 1 vaga para o curso de flauta transversal e 1 vaga para o curso de percussão. Em fundamentos de regência, são 15 vagas para regência – banda sinfônica e 15 para coral.

Na área de música popular e jazz, são oferecidas vagas somente para candidatos com conhecimento musical, sendo 2 para baixo elétrico, 1 para baixo acústico, 3 para violão, 2 para guitarra, 2 para piano, 2 para canto, 1 para clarinete, 1 para flauta transversal, 4 para saxofone, 2 para trompete, 2 para trombone, 4 para bateria e 2 percussão.

Todos os detalhes sobre as diferentes fases do processo seletivo, bem como o conteúdo dos testes práticos e a idade mínima exigida para cada curso, podem ser acessados no edital disponível em conservatoriodetatui.org.br/vagas.

Matrículas

Após a realização da segunda fase do processo seletivo, prevista para ocorrer de 16 a 19 de fereveiro, os candidatos aprovados serão convocados a efetuarem a matrícula perante a secretaria escolar do Conservatório, munidos de 1 foto 3×4 (recente), RG, CPF, comprovante de residência, e-mail e telefones para contato.

Os dias e horários das aulas serão agendados no ato da matrícula, conforme os horários disponibilizados em cada área.

Dúvidas podem ser dirimidas pelo email secretaria@conservatoriodetatui.org.br, pelos telefones: (15) 3205-8443/8448/8447 ou pessoalmente na secretaria pedagógica, localizada à Rua São Bento, 808, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Sobre o Conservatório de Tatuí – O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí é um equipamento do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado administrado pela Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí. Fundado em 1951, é uma das mais importantes ações na área de cultura no país. Oferece formação profissional em música, luteria e artes cênicas. Sua única extensão fora do município de origem é o Polo do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo.

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO

INSCRIÇÕES PARA NOVOS ALUNOS . Processo Seletivo 2016

Quando: 4 até as 18h de 24 de janeiro de 2016
Taxa de inscrição: R$ 60,00
Como fazer: conservatoriodetatui.org.br/vagas

Dúvidas: secretaria@conservatoriodetatui.org.br, pelos telefones: (15) 3205-8443/8448/8447

Nenhum comentário:

Postar um comentário