domingo, 14 de julho de 2013

Franceses escolhem Tatuí na preparação do encontro com o Papa

Um grupo de 43 franceses escolheu Tatuí para preparar-se para a Jornada Mundial da Juventude – encontro do Papa Francisco no Rio de Janeiro com jovens do mundo inteiro dos dias 22 a 28 de julho – em clima de oração, arte e fraternidade na cidade da música. O evento de preparação à “JMJ” é costume em todas as edições e espalha jovens vindos de todas as partes do mundo nas principais cidades do país-sede com uma lógica diferente à da copa do mundo. Na copa o país faz gastos milionários vindos de origem pública e da iniciativa privada para receber os torcedores e esperar que eles injetem dinheiro na economia durante o evento. Na Jornada a lógica é inversa. O país oferece os recursos de infraestrutura que já possui e mais de 95% da mão de obra é voluntária; as cidades que recebem os estrangeiros antes da Jornada cuidam de sua hospedagem, alimentação e programação; ao voltar para o país de origem, o peregrino leva mais do que fotos ou lembranças, leva o convite para que seus familiares e amigos visitem o país e o elejam como destino turístico preferencial gerando retornos concretos a médio e longo prazo. 

A Comunidade Católica Missionária Recado* com sede em Tatuí está responsável pela articulação da visita, porém, tendo como grande protagonista a população da Cidade Ternura que se mobilizou junto com o poder público para realizar o acolhimento da melhor forma possível. Uma programação com palestras, orações, passeio turístico e muita arte foi organizada para que os franceses possam aproveitar ao máximo e chegar ao Rio de Janeiro espiritualmente preparados e contagiados com a fé do nosso povo.

As Secretarias de Esporte e Educação, juntamente com toda prefeitura de Tatuí, deram todo apoio desde o início dos preparativos pensando no retorno que todas as cidades acolhedoras receberam desde a primeira edição do evento em 1984 até a última edição no ano de 2011 em Madri, mas também vivendo a primeira motivação que é mostrar o que temos de melhor: nossa generosidade em saber acolher visitantes. Essa generosidade é expressa especialmente por todos os voluntários das diversas paróquias de Tatuí que, a pedido dos seus párocos, estão ajudando diretamente com doações e trabalho.

A visita programada para os dias 14 e 15 receberá o primeiro grupo e uma segunda turma para os dias 29/07 a 02/08 com outros 50 franceses já está confirmada e receberá o mesmo tratamento dos órgãos públicos e da população tatuiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário