sexta-feira, 3 de maio de 2013

Vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 10 de maio

Foi prorrogado em todo país o prazo para vacinação contra a gripe. Em Tatuí, a imunização segue disponível nos postos de saúde até o próximo dia 10 de maio. Até o último dia 29 de abril, foram vacinadas 12.750 pessoas, 58,71% da população alvo. A expectativa é que até o final da campanha esse índice alcance os 80%. Somente no chamado “Dia D”, na mobilização que durou quatro horas na Praça da Matriz, 322 pessoas receberam a vacina.

O foco são as pessoas com mais de 60 anos, crianças com idade entre seis meses e dois anos, portadores de doenças crônicas, gestantes, além das mulheres que tiveram filho até 45 dias da data de vacinação.

O médico epidemiologista Fábio José Fucci explica que a vacina é destinada as pessoas que estão incluídas no grupo de risco. “A gente não vacina todo mundo porque, fora do grupo de risco, a mortalidade por gripe é muito menor. As pessoas tem gripe, ela incomoda, mas não há risco de morte”, comenta.

A campanha acontece neste período porque o pico de proteção é justamente no início do inverno. A vacina protege contra três tipos de vírus: gripe h1n1, gripe suína e contra a gripe sazonal. Conforme os profissionais de saúde, não há contraindicações ou reações importantes, a única coisa que as pessoas podem ter é um pouco de dor no local da aplicação e um pouco de febre.

Rubens Pirola, que é escritor e cartunista, tomou a vacina. Para ele, o esforço dos profissionais da área e a participação da população é fundamental para dar maior efetividade e resultado à campanha. “As ações preventivas são importantíssimas em especial nesse segmento da saúde”, argumenta.

Mais informações sobre a vacina ou sobre os postos de imunização podem ser obtidas pelo telefone (15) 3305-8855.

Nenhum comentário:

Postar um comentário