Nosso Jornal Online

Tatuí, 


quarta-feira, 29 de maio de 2013

Tatuí terá primeiro polo de ensino técnico de música do país

Ampliar o acesso ao ensino técnico e tecnológico através de parcerias com entidades educacionais federais. Uma das principais propostas do plano de governo do prefeito José Manoel Correa Coelho acaba de ser efetivada e em uma área estratégica para o município. Tatuí será a primeira cidade do Brasil a contar com um polo avançado para ensino técnico de música. A parceria entre a Prefeitura de Tatuí, Associação Cultural Pró-Arte e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), foi celebrada no último sábado, 25, com a presença de professores, tutores e coordenadores pedagógicos do curso, em evento realizado no Centro Cultural.

Entre os participantes da palestra técnica estiveram a coordenadora geral do programa, Edna Gelmini, o supervisor geral do polo, Mário Sérgio Brescia, o maestro e coordenador pedagógico, Anor Luciano Junior, e o relações públicas da Pronatec/UFMG, José Luiz Costa. Também participaram o professor José Coelho de Almeida, o maestro José Antônio Pereira, e o mestre de banda, Marcelo Afonso.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego-PRONATEC foi criado pelo Governo Federal em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O Polo de Tatuí será instalado na Escola Professora Teresinha Vieira De Camargo Barros, no Jardim Manoel de Abreu, e oferecerá aulas técnicas de instrumentos de sopro, percussão e regência.

Os cursos serão voltados para jovens entre 15 e 30 anos, que já possuam algum conhecimento musical e ensino fundamental completo. As inscrições poderão ser feitas na própria escola (Rua José Bastos, 126 – Jardim Manoel de Abreu), até a próxima sexta-feira, 31, das 19h às 22h. É necessária a apresentação de documentos pessoais, como RG e CPF. O curso tem um ano de duração. As aulas serão as segundas, terças e sextas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados das 09 às 12h e das 14h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 96699205. Após a conclusão, todos os alunos recebem um certificado técnico reconhecido pelo Ministério da Educação e UFMG.

“Tatuí foi a escolhida para essa parceria não só por sua tradição musical e pelo apoio incondicional da Prefeitura, mas principalmente porque tem professores capacitados e capazes, como é o caso do professor Coelho e do maestro Pereira, que são responsáveis pelos principais ensinamentos que adquiri em toda minha vida, que levo para minhas aulas na universidade, para a regência dos grupos. Graças a Tatuí me tornei um maestro, pude conhecer o mundo através da minha profissão”, argumento Anor Luciano Junior.

O lançamento do polo da Pronatec foi coroado com um concerto com a banda sinfônica jovem da Associação Cultural Pró-Arte, que teve Anor e Pereira como maestros convidados e a participação na plateia do vice-prefeito, secretário de Governo, Segurança Pública e Transporte, Vicente Menezes. “Os eventos foram ótimos. Os palestrantes puderam esclarecer as dúvidas sobre a instalação do polo e a procura pelos cursos já começou a todo vapor, logo nesta segunda-feira. Os coordenadores do Pronatec ficaram encantados com a nossa cidade e com a qualidade dos nossos músicos”, finalizou Marcelo Afonso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário