domingo, 4 de junho de 2023

Projeto "A Hora do Conto Junino" começa nesta segunda-feira na Biblioteca Municipal

As primeiras contações de histórias serão nos dias 5 e 12/6 (segundas-feiras), às 9h e às 14h.

Prefeitura de Tatuí / divulgação


02/06/2023 | No decorrer deste mês de junho, a Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” de Tatuí desenvolverá um novo Projeto de Incentivo à Leitura: “A Hora do Conto Junino”. As ações terão início na próxima semana.

As professoras da Rede Municipal de Educação, que atuam na EMEF “Prof.ª Lígia Vieira de Camargo Del Fiol”, Francine Sarubo dos Santos Paes e Mariana Aparecida Pires Correia, conduzirão a contação de histórias nos dias 5 e 12/6 (segundas-feiras), às 9h. Nestes mesmos dias, às 14h, quem ficará responsável pelo Projeto será a contadora de histórias Flaviana Romagnollo.

Além de despertar o encantamento e a diversidade do mundo literário para as crianças, jovens e adultos que frequentam a Biblioteca, estas atividades têm o objetivo de instigar a busca por mais histórias contidas nos livros, revelando que cada livro já escrito um dia foi contado, pensado, sonhado e ilustrado de alguma forma. Vale destacar que não são só as histórias dos livros; o interior é uma rica fonte de causos, contos orais, anedotas, cantigas, motes de brincadeiras de roda, cordéis, querelas das feiras livres e vizinhança, receitas trocadas em uma conversa, “telefone sem fio” dos assuntos cotidianos.

E é por meio dessa cultura de tradição oral que as pessoas se “alimentam” e despertam a curiosidade pelos livros, podendo enriquecer mais o vocabulário, o conhecimento e a imaginação. A afetividade por trás de cada história contada, o olho no olho, torna esse momento doce e se transforma em nostálgica lembrança, fazendo com que o ouvinte, além de compartilhar as histórias, também se torne parte delas.

As escolas, entidades e grupos interessados em participar do Projeto de Incentivo e Fomento à Leitura da Biblioteca devem procurar a coordenadora Maria Salete Pereira na Unidade Bibliotecária, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Santa Cruz, nº 405, Centro. As inscrições também podem ser feitas pelo e-mail biblioteca@tatui.sp.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3259-5647.

Nenhum comentário:

Postar um comentário