quinta-feira, 22 de junho de 2023

Vereador de Tatuí participa de encontro com Presidente do TRE-SP

Marquinho conversou com desembargador Paulo Galizia e Arthur Rollo, sumidades em Direito Eleitoral 

Arthur Rollo, Marquinho e Paulo Sérgio Galizia (crédito: Assessoria Vereador Marquinho)


22/06/2023 | O vereador Marquinho de Abreu participou na sexta-feira, 16, de encontro com duas das principais autoridades em Direito Eleitoral do país. Em Jundiaí, ele conversou com o presidente do TRE-SP (Tribunal Regional de São Paulo), o desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, e com o advogado especialista em Direito Eleitoral, Administrativo e do Consumidor, Arthur Rollo, sumidade nas áreas. 

A reunião aconteceu durante o 6º Conexidades – Encontro Nacional de Parceiros Públicos e Privados, antes do painel que reuniu as duas autoridades. Galizia e Rollo conduziram os debates no painel “O Legislativo – Federação Partidária: como será para as eleições municipais”, com participação do também advogado especialista Amilton Augusto. 

Marquinho conversou com as autoridades sobre temas importantes e fundamentais que nortearão as eleições do ano que vem e aproveitou para tirar dúvidas. “Eu tive uma verdadeira aula com os maiores mestres do Direito Eleitoral. É um privilégio e uma honra muito grande, além de uma responsabilidade”, comentou o parlamentar tatuiano. 

Ao vereador, o Presidente do TRE-SP disse que a participação de representantes dos cidadãos em eventos com o Conexidades é essencial para os municípios. 

“O vereador é o político que fica mais próximo do eleitor. Ele exerce uma função muito importante nas suas respectivas cidades, porque, ao contrário daqueles políticos que estão na Assembleia, no Congresso, ele tem contato direto com o povo. O povo sabe até onde ele mora, procura-o na casa dele. Então, é importante que ele, além da popularidade, se preocupe com as questões legais de sua candidatura”, iniciou o desembargador. 

Galizia salientou que, mais importante que a popularidade, é o candidato estar em situação regular. De acordo com o desembargador, o político precisa se preocupar com os votos, mas também com a inscrição, o registro, a situação do partido e com a questão das candidaturas femininas. 

“Participando desses encontros, os candidatos têm contato não só com a parte jurídica, mas administrativa, o que vai, com certeza, facilitar o mandato deles caso eleitos”, explicou. 

Para o desembargador, o Conexidades representa ainda um canal direto do TRE-SP com os municípios. “Obviamente que a participação do Tribunal, aqui, tem uma certa limitação, porque não podemos orientar ou nos manifestar sobre casos em concreto, mas podemos falar sobre temas que, recorrentemente, são dúvidas dos vereadores. E ainda dizer o que está acontecendo e sendo julgado, porque isso é público”, pontuou. 

O Conexidades é um dos maiores eventos do municipalismo no país, e sua edição de 2023 foi marcada pela presença de mais de 6.000 participantes, incluindo 288 prefeitos, 815 vereadores, 320 secretários e mais de 100 primeiras-damas dos municípios. Ao longo dos cinco dias de evento, foram promovidos mais de 20 painéis, proporcionando discussões sobre temas de extrema relevância para os municípios, os vereadores e formação de alianças estratégicas, como a estabelecida com o Top Destinos Turísticos. 

O evento é uma realização da Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), acontecendo no Centro de Convenções - Parque das Uvas, na cidade anfitriã, de 13 a 17 de junho. Marquinho representou o município de Tatuí a convite da diretoria, sendo recepcionado pela executiva de relacionamentos, Malu Ribeiro, pelo presidente do Conselho Deliberativo, Sebastião Misiara, e pela presidente executiva, Silvia Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário