sábado, 24 de junho de 2023

Frango Ensopado e Mingau de Milho Verde de Tatuí

Renata Gallo ensina a fazer um prato típico de Tatuí

Do Mapa da Cachaça, com copidesque do DT

Frango Ensopado e Mingau de Milho Verde / Renata Gallo



A Renata Gallo nos ensina como preparar um mingau de milho verde que acompanha um frango ensopado delicioso – a receita típica de Tatuí.

"Eu nasci em São Paulo, mas cresci no interior, em Tatuí. Em Tatuí brinquei muito de taco e queimada no meio da rua, fiz grandes amigos, me casei e… aprendi a comer mingau de milho verde.

O mingau é um dos pratos mais típicos da cidade, um sucesso de público – pelo menos do público que frequenta a minha cozinha. É só esfriar um pouco para eu chamar os amigos para comerem mingau. E todos adoram. O mingau acompanha um frango ensopado, especialidade do marido, e é servido com algumas gotinhas de limão-rosa. Há quem faça também com costelinha de porco como acompanhamento. Mingau de milho salgado pouca gente conhece, mas em Tatuí tem até quem venda o caldo pronto, para agilizar o preparo. Se você não mora na cidade, não tem problema, segue a receita passo a passo. Você não vai se arrepender!"

A Renata Gallo nos ensina como preparar um mingau de milho verde que acompanha um frango ensopado delicioso – a receita típica de Tatuí.

INGREDIENTES

10 espigas de milho (que renderão 1 litro de caldo de milho)
A mesma quantidade de água (1 litro)
1 colher de sopa de manteiga
1 cebola picadinha
2 dentes de alho picados
1 tablete de caldo de galinha
Sal e pimenta a gosto

INGREDIENTES PARA O FRANGO ENSOPADO
1,5 kg de frango em pedaços temperado (eu uso coxa e sobrecoxa cortado à passarinho)
1 colher (sopa) de açúcar
1 cebola picada
2 tomates picados
1 lata pequena de extrato de tomate
Agua
Cheiro-verde

PARA FAZER O CALDO DE MILHO:
Como disse, em Tatuí, o prato é tão típico que tem quem venda o caldo do milho pronto, o que facilita bastante. Mas você também pode fazer, sem essa ajuda. Passe a faca na espiga e, com o mínimo de água, bata o milho no liquidificador. Peneire. Se você achar que ficou ralo demais, junte uma colherada da mistura que ficou na peneira no líquido. Dez espigas dão, em média, 1 litro de caldo de milho. Reserve.

PARA FAZER O MINGAU
Em uma panela, tempere a água, como diz o povo de Tatuí. Derreta a manteiga e refogue o alho e a cebola. Depois junte o tablete de caldo de galinha e 1 litro de água – sempre será a mesma quantidade do caldo de milho. Quando a água estiver quase fervendo, junte o caldo de milho aos poucos. Mexa sem parar por cerca de 30 minutos. Tempere com sal e pimenta.

PARA FAZER O FRANGO ENSOPADO
Em uma panela, polvilhe o açúcar. Assim que ele começar a caramelizar, coloque o frango temperado (com sal, pimenta do reino e limão). O açúcar deixa o frango douradinho, além de dar um gosto especial. Depois de dourar o frango, acrescente a cebola e o tomate. Quando a cebola e o tomate murcharem, junte o extrato de tomate e um pouco de água, para refogar o frango. Deixe cozinhando e, para finalizar, acrescente o cheiro verde picado.

DICAS
Para servir, coloque no prato o mingau de milho e, por cima, o frango ensopado. Tempere o prato com algumas gotinhas de limão, de preferência, o limão-rosa. Fica uma delícia. Eu garanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário