quinta-feira, 29 de junho de 2023

Ciclo de Debates do SMetal aborda combate à desigualdade social



29/06/2023 | Evento acontece na segunda, 3, e terá palestra virtual do Padre Júlio Lancelotti, além da participação de Hugo Bruzi, fundador da Soro Invisível, Drika Martim, presidente da CUFA Sorocaba e Leandro Soares, presidente do SMetal

Para cultivar reflexões sobre cultura e sociedade, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) retoma o projeto Ciclo de Debates. Na próxima segunda-feira, 03, todos estão convidados para a palestra “Como as instituições podem auxiliar no combate à desigualdade social?”, que acontece na sede da entidade, às 18h30, e tem entrada franca.

Os participantes poderão assistir a uma palestra virtual do Padre Júlio Lancelotti, que fala com exclusividade para o Ciclo de Debates. O presidente do SMetal, Leandro Soares, também é um dos convidados para a discussão. Além do líder metalúrgico, Drika Martim, presidente da CUFA Sorocaba, e Hugo Bruzi, fundador da Soro Invisível, compõem a mesa do debate.

Serviço
Atividade: Ciclo de Debates do SMetal
Local: Rua Júlio Hanser, 140, prédio espelhado
Data: 03/03/2023, às 18h30
Entrada franca!


O objetivo da atividade é realizar um intercâmbio de ideias sobre a atuação das instituições que cada um dos palestrantes representa. Leandro irá abordar a condução do SMetal frente ao Banco de Alimentos (BAS) que, há 15 anos, trabalha pelo combate à fome e insegurança alimentar na cidade. O metalúrgico traz, ainda, um pouco sobre o trabalho do Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania, o Ceadec, outra instituição mantida pelo Sindicato.

Já o Padre Júlio Lancelotti deve comentar sobre sua atuação e projetos que envolvem a população que vive em situação de rua em São Paulo. O Padre comenta, ainda, sobre a omissão do estado em um Brasil tantas vezes tão desigual. Lancelotti traz histórias, vivências e acúmulos de sua trajetória como pedagogo, presbítero e ativista social.

Drika e Hugo irão debater sobre o papel que instituições como a Central Única das Favelas (CUFA) e a Soro Invisível exercem quanto ao combate das inúmeras desigualdades que atravessam a cidade. A CUFA em sua frente resistente nas comunidades de Sorocaba e a Soro Invisível, que busca dar visibilidade, através de histórias singulares, às pessoas que foram apagadas.
Sobre os palestrantes

Júlio Lancelotti

Júlio Renato Lancellotti é um pedagogo e presbítero católico brasileiro. Exerce a função de pároco da paróquia de São Miguel Arcanjo no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo. Júlio também faz trabalhos com a população que vive em situação de rua em São Paulo.

Leandro Soares

Leandro Soares é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) desde 2017. Com quase 15 anos de luta iniciada ainda quando participou da CIPA na ZF do Brasil Planta 2 já coordenou a Juventude Metalúrgica, passou pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), ajudou na implantação da Secretaria de Juventude da CUT e esteve secretário nacional de Juventude CNM/CUT em 2011/2015.

Hugo Bruzi

Hugo Bruzi é advogado e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Sorocaba. O sorocabano também é fundador da Soro Invisível, que é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), estruturada por pessoas que enxergam as mazelas sociais que devem ser superadas através da construção de caminhos para a redução das desigualdades.

Drika Martim

Drika Martim é assistente social, ativista social, gestora cultural e militante na luta contra o racismo e pela igualdade social. Atualmente, Drika está como presidente da Cufa de Sorocaba e Região. Sua atuação tem como foco o empoderamento e garantia dos direitos das mulheres de Favelas, com ênfase nas mulheres pretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário