sexta-feira, 23 de junho de 2023

Conservatório de Tatuí em parceria com Funarte e UFRJ apresentam “A Noite de São João”

Encenada em 2022 no Teatro Procópio Ferreira, a Ópera, que é considerada a primeira escrita em português, pode ser assistida pelo Youtube

divulgação


22/06/2023 | O Conservatório de Tatuí lança no sábado, dia 24, no canal do Youtube, a primeira Ópera escrita em português intitulada “A Noite de São João”. A obra, que será disponibilizada no canal do Conservatório de Tatuí e Arte de Toda Gente, foi encenada em dezembro de 2022, no Teatro Procópio Ferreira.

Composta por Elias Álvares Lobo (1834-191) com libreto de José de Alencar por volta de 1857, a obra é a primeira ópera brasileira escrita em língua portuguesa por um brasileiro, que teve sua partitura orquestral perdida, restando apenas um manuscrito de acompanhamento para piano. A nova orquestração foi realizada por Mateus Araújo, por meio de uma parceria entre o Conservatório de Tatuí com o Projeto Sinos, do programa Arte de Toda Gente.

Com folhetim romântico, típico do século XIX, o espetáculo conta com a Orquestra Sinfônica e o Coro do Conservatório de Tatuí e os solistas Flavia Albano, Cecília Massa, Luciano Botelho e Isaque Oliveira. Além disso, houve participação de grupos de violão, viola caipira e artes cênicas do Conservatório de Tatuí. A direção cênica e artística é de Rosana Orsini Brescia, a direção do Coro de Marcos Baldini e a direção musical e regência ficam a cargo de Emmanuele Baldini.

SERVIÇO
Ópera “A Noite de São João”
Link: https://www.youtube.com/@ConservatoriodeTatuiVideo

**
Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí que apoiam nossas atividades via Lei de Incentivo à Cultura:

Patrocinador Safira: Nubank
Patrocinador Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro: CSN
Patrocinador Prata: Cipatex e Visa
Patrocinador Bronze: Faber Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

E aos que apoiam nossas atividades via verba direta:
Patrocinador Prata: Eixo SP, Rodovias do Tietê

Patrocinadores Sustenidos: Nubank, VISA, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial, Supermercados Tauste e Castelo Alimentos.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Big Bangl. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário