terça-feira, 27 de junho de 2023

Polícia Federal faz operação contra empresário de Itapetininga suspeito de financiar atos golpistas de 8 de janeiro

Milton de Oliveira Júnior afirmou, em programa de rádio de Itapetininga (SP), que ajudou 'patriotas' a irem a Brasília 'protestar'. Esta é a 13ª fase da operação Lesa Pátria.

Por Isabela Camargo, Márcio Falcão e Fábio Amato, GloboNews, TV Globo e g1 — Brasília,  com edição do DT

O empresário Milton de Oliveira Júnior — Foto: Reprodução


27/06/2023 | A Polícia Federal cumpre nesta terça-feira (27) mandado de busca e apreensão contra o empresário Milton de Oliveira Júnior, suspeito de financiar os atos golpistas do dia 8 de janeiro, quando vândalos invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília.

A ação, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), faz parte da 13ª fase da operação Lesa Pátria e é realizada na cidade de Itapetininga (SP).

Saiba quem é o radialista Milton de Oliveira Júnior, alvo da Lesa Pátria

Em um programa local de rádio, Milton de Oliveira Júnior afirmou que ajudou "patriotas" a irem a Brasília "protestar" contra o governo Lula. Ele disse ter contribuído com recursos em dinheiro e que tem os comprovantes das transações via PIX.

Após as declarações, em abril deste ano, o Grupo Jovem Pan encerrou o contrato com a afiliada de Itapetininga, na qual Milton fez as afirmações.

Segundo a Jovem Pan, a afiliada violou "cláusulas contratuais que têm como objetivo a preservação da marca e a reputação" da empresa de comunicação.

"O Grupo Jovem Pan esclarece ainda que não apoia a conduta dos administradores da produtora DPV Limitada e dos demais integrantes do programa que levou à exclusão do grupo de afiliadas Jovem Pan", disse o grupo em comunicado.

Na operação Lesa Pátria, a PF investiga os supostos crimes de
abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime,
destruição, deterioração ou inutilização de bem protegido.

Homem usa extintor após invadir prédio durante ato golpista neste domingo (8) — Foto: Adriano Machado / Reuters


Balanço da operação

Desde que a operação Lesa Pátria iniciou, no começo deste ano, foram: cumpridos 68 mandados de prisão, 206 mandados de busca e apreensão, e instaurados 17 inquéritos.

Denúncias

Para receber denúncias sobre pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas de 8 de janeiro, a Polícia Federal criou um canal para o envio de informações.

O endereço é: denuncia8janeiro@pf.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário