quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Operação Acolhida Emergencial abriga oito moradores de rua na Casa de Apoio

Mais de 60 abordagens foram realizadas entre 28 e 30 de julho; ação reuniu vários setores do Poder Público e a Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José.

Divulgação | Prefeitura de Tatuí

04/08/2021 | Tatuí enfrentou nos últimos dias temperaturas baixíssimas, uma das maiores frentes frias dos últimos tempos, segundo a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC). Em virtude disso, a Prefeitura de Tatuí realizou, de 28 a 30 de julho, a “Ação Acolhida Emergencial”, com o intuito de oferecer acolhimento na Casa de Apoio ao Irmão de Rua às pessoas que vivem em situação de rua.

Realizada das 20h às 23h, a Operação percorreu o Largo da Santa Cruz; o Mercado Municipal, o Velório Municipal, a Rodoviária, a Rua XI de Agosto (da Cybelar até a Capela de São Roque), as margens do Ribeirão Manduca (entre a Rua Cel. Aureliano de Camargo até a Rua Capitão Lisboa), a Avenida Pompeo Reali e a passarela em frente ao Posto Atlantic, na SP-127.

No dia 28/07 (quarta-feira), 24 pessoas foram abordadas nestes locais e sete aceitaram o acolhimento, sendo seis homens e uma mulher. No dia seguinte (29/07), 21 abordagens foram realizadas, mas somente uma pessoa aceitou o acolhimento. Por fim, na sexta-feira (30/06), 20 pessoas foram abordadas, porém, nenhuma aceitou o acolhimento. Uma mulher foi encaminhada para o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD) e aceitou o tratamento para dependência química.

No total, somente oito aceitaram o acolhimento, mesmo com a liberação para levarem seus animais. “A questão de muitos não aceitarem o acolhimento varia de pessoa a pessoa. Há quem já foi acolhido na Casa de Apoio e diz não querer voltar para lá, pois se sente preso. Outros, porém, preferem a situação de rua por não aceitarem as regras do local”, argumenta o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Alessandro Bosso.

Para as pessoas que não aceitaram o acolhimento, foram disponibilizados cobertores e, para seus animais, roupinhas e casinhas confeccionadas pelo Departamento de Meio Ambiente. 

A equipe de abordagem social do CREAS continuará realizando as buscas ativas durante o período diurno e a Casa de Apoio oferecendo o serviço de acolhimento normalmente para aqueles que desejarem ser acolhidos. A população, ao identificar alguma pessoa que esteja em situação de rua, ainda pode ligar para a Guarda Civil Municipal, nos telefones 153 ou 199.

Nenhum comentário:

Postar um comentário