sexta-feira, 27 de agosto de 2021

População de Tatuí cresce 0,95%, aponta estimativa do IBGE

Crescimento fica acima do Brasil, que teve 0,74%. Segundo IBGE, nova estimativa não incorpora os efeitos da pandemia de coronavírus.

Do G1, com copidesque do DT

Foto: Fábio Cabrera

27/08/2021 |  O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta sexta-feira (27), uma nova estimativa com o total de habitantes das cidades brasileiras referente ao ano de 2021.

Segundo o estudo, Tatuí teve a população estimada em 124.134. Em 2020, eram 122.967 habitantes, o que representa um aumento de 0,95% de um ano para outro. No site do IBGE, é possível conferir a população de todas as cidades.

O IBGE informou, porém, que a nova estimativa da população não incorpora os efeitos da pandemia de coronavírus. Conforme o instituto, isso ocorreu "devido à ausência de novos dados de migração, além da necessidade de consolidação dos dados de mortalidade e fecundidade, fundamentais para se compreender a dinâmica demográfica como um todo."

O estudo, com data de referência em 1º de julho, leva em conta todos os 5.570 municípios brasileiros e é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, além de referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos.

O aumento registrado em Tatuí está acima do país, que cresceu 0,74% em comparação com 2020. A população brasileira chegou a 213,3 milhões em 2021, segundo a estimativa do instituto.

Censo demográfico

Por lei, o Censo deve ser realizado a cada dez anos. O último ocorreu em 2010. Com o adiamento da pesquisa de 2020 devido à pandemia de Covid-19, o dinheiro foi usado no combate ao coronavírus.

A pesquisa, que seria realizada neste ano, foi cancelada após corte no orçamento feito pelo governo federal. Segundo o Instituto, as implicações da pandemia no tamanho da população serão verificadas a partir do próximo Censo Demográfico, previsto para ser realizado em 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário