domingo, 29 de agosto de 2021

Tatuiano pede ao Papa a transformação do Santuário da Imaculada Conceição em Basílica

Emissário Leonardo Costa de Camargo Barros, de 28 anos, também entregou uma pasta personalizada diretamente ao Papa Francisco. Pedido feito por brasileiro é para o Santuário de Tatuí.

Por Rafaela Zem*, TV TEM

29/08/2021 |  Um emissário tatuiano entregou ao Papa Francisco mais de 10 kg de documentos pedindo a elevação do Santuário Nossa Senhora da Conceição de Tatuí à Basílica Menor. O pedido foi feito pessoalmente nesta segunda-feira (23). Uma pasta personalizada também foi entregue diretamente ao Papa.

Nas imagens gravadas por Leonardo Costa de Camargo Barros, de 28 anos, é possível ver o Papa se aproximando das pessoas e recebendo a pasta, momento em que o fiel explica que o presente é um documento de Tatuí .

Além de mais 10 kg de documentos, Leonardo entregou uma pasta decorada ao Papa Francisco que pede elevação do Santuário de Tatuí  — Foto: Leonardo Costa de Camargo Barros/ Arquivo Pessoal

Segundo Leonardo, no mesmo dia, ele participou de uma Audiência Geral com Papa Francisco, em que os documentos, que justificam a proposta e ressaltam a importância patrimonial e religiosa do Santuário Nossa Senhora da Conceição para os fiéis do interior de São Paulo, foram apresentados.

O fiel contou ainda ao G1 que, após a assembleia, ele participou da Santa Missa, na qual realizou leituras e cantou.

"A emoção de encontrar com o Santo Padre é inexplicável! Entregar os documentos e defender a importância do santuários foi o primeiro passo para elevação à Basílica Menor. Tal feito coroa todo um processo que se iniciou há muito tempo", explicou o fiel.

Diocese de Itapetininga (SP) preparou mais de 10 kg de documentos que justificam a proposta de elevação do Santuário Nossa Senhora da Conceição de Tatuí  — Foto: Leonardo Costa de Camargo Barros/ Arquivo Pessoal

De acordo com Leonardo, a mudança de título é honrosa, já que representa o reconhecimento do Santuário.

Como Basílica Menor, o templo de Tatuí passaria a ser uma Igreja Papal, que é extensão do Vaticano, dessa forma, poderia realizar cerimônias especiais e sofreria algumas mudanças como a instalação de brasões oficiais do Vaticano.

Para elevar o título de um templo à Basílica Menor, a Igreja Católica analisa o grau de importância social e o patrimônio cultural da igreja.

Antes da pandemia de coronavírus, o Santuário Nossa Senhora da Conceição recebia cerca de 5 mil fiéis por semana e durante a festa da Padroeira Imaculada Conceição o número triplicava entre fiéis e peregrinos.

Sobre o templo

A imponente instalação do Santuário Nossa Senhora da Conceição condiz com a importância histórica que o templo carrega. Há quase 200 anos, a igreja começou a ser construída no mesmo ano em que Nossa Senhora da Conceição foi eleita padroeira de Tatuí .

Desde então, o templo passou a assumir um papel importante no interior de São Paulo, principalmente aos devotos de Imaculada Conceição.

Santuário Nossa Senhora da Conceição em Tatuí — Foto: Leonardo Costa de Camargo Barros/ Arquivo Pessoal

O Santuário, com porte e estilo de catedral, preserva detalhes arquitetônicos do século 19. As pinturas artísticas em seu interior foram feitas pelo artista piracicabano Mário Tomazzi, e impressiona pela beleza e estado de conservação. O templo religioso também foi a primeira obra da cidade a utilizar tijolos cerâmicos.

Por conta da riqueza arquitetônica, no dia 8 de dezembro de 2006, o templo foi eleito Patrimônio Histórico e Cultural de Tatuí.

Já em 9 de junho de 2007, foi assinado pelo então prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo o decreto de tombamento da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que passou a integrar o conjunto de prédios históricos do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário