sábado, 28 de agosto de 2021

Zoológico de Sorocaba faz soltura de onça-parda na Floresta Nacional de Ipanema

Animal foi resgatado por funcionários da Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Araçoiaba da Serra, próximo a um condomínio residencial no bairro de Jundiaquara.

Por: Mariana Campos, com edição do DT

Suçuarana (Parque Quinzinho de Barros / Divulgação)

26/08/2021 |  O Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros realizou, na tarde de quarta-feira (25), a soltura de um exemplar macho de onça-parda, também conhecida como suçuarana, ainda jovem, na Fazenda Nacional de Ipanema (Flona), localizada na divisa entre Iperó, Araçoiaba da Serra e Capela do Alto. A ação foi acompanhada por equipes das prefeituras de Sorocaba e Araçoiaba da Serra, além do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

“Esse é mais um dos trabalhos realizados pela equipe do Zoo Municipal de Sorocaba. De forma voluntária, os nossos profissionais atuam com esses animais que são resgatados por órgãos ambientais, como a Polícia Ambiental ou o Corpo de Bombeiros, cumprindo uma das principais funções do zoológico, que é a preservação das espécies”, explica o secretário do "Meio Ambiente", Antonio Prieto.

O felino, que é classificado pelo ICMBio como um animal ameaçado de extinção, na categoria vulnerável, chegou ao Zoo de Sorocaba na última sexta-feira (20), após ser resgatado por funcionários da Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Araçoiaba da Serra, próximo a um condomínio residencial, no bairro de Jundiaquara.

A equipe técnica do zológico de Sorocaba fez uma avaliação na onça-parda e constatou que o animal estava em bom estado de saúde, felizmente sem ferimentos. Com isso, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade solicitou à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), órgão responsável pela gestão da fauna silvestre no Estado de São Paulo, a autorização para a soltura do felino na natureza.

A onça-parda tem pelagem macia, de coloração acastanhada por todo o corpo, com exceção da região ventral, que é mais clara. O tamanho e o peso variam conforme a região de ocorrência. É um animal de corpo delicado e alongado, o que lhe dá muita agilidade.

O felino se adapta a vários tipos de ambientes, ocorrendo do sudoeste do Canadá até o Estreito de Magalhães, no extremo sul da Argentina e do Chile. Alimenta-se de animais silvestres de portes variados, exercendo também um papel vital na manutenção da integridade dos ecossistemas onde ocorrem.

Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, o “Quinzinho de Barros” é considerado um dos zoológicos mais completos da América Latina e classificado no Ibama na categoria A, que é a mais elevada existente. Além do lazer para o público, o parque desempenha um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

O Zoológico Municipal de Sorocaba está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3227-5454.

Nenhum comentário:

Postar um comentário