quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Unidades Básicas de Saúde devem iniciar campanha de aleitamento materno

O Gripário Municipal, que funciona no Pronto-Socorro, foi enfeitado na segunda-feira (02) com laços e cartazes que remetem à Campanha “Agosto Dourado”.

Divulgação | Prefeitura de Tatuí

04/08/2021 | Nesta semana, de 1º a 7 de agosto, comemora-se a “Semana Mundial do Aleitamento Materno”, proposta pela WABA (World Alliance for Breastfeeding Action – Aliança Global para Ação em Aleitamento Materno). O Ministério da Saúde também reforça o assunto com a Campanha “Todos pela amamentação. É proteção para a vida inteira”, incentivando a prática da amamentação, tão importante para as crianças. Este mês é chamado de “Agosto Dourado”, por conta do padrão ouro do leite materno, e tem diversas ações sendo promovidas mundo afora.

Em Tatuí, o Gripário Municipal, que funciona no Pronto-Socorro, foi todo enfeitado nesta segunda-feira (02/08) com laços e cartazes que remetem à Campanha “Agosto Dourado”, como forma de incentivar a amamentação. No decorrer desta semana, mais atividades de conscientização devem ser organizadas nos postos de saúde municipais.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno é a melhor maneira de garantir os nutrientes necessários aos recém-nascidos até os seis meses de idade. Após esse período, o ideal é continuar com esse hábito, mas com a adição de alimentos complementares até a criança completar dois anos ou mais.

Anualmente, cerca de 6 milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade, segundo a OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Esta prática protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

Amamentação no Brasil – Há 40 anos, as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno são realizadas no Brasil, por meio do Ministério da Saúde, que coordena estratégias para proteger e promover a amamentação no país, que possui 222 bancos de leite humano e 219 postos de coleta. No ano passado, cerca de 181 mil mulheres doaram mais de 226 mil litros de leite materno. Neste ano, até o mês de junho, 92 mil doadoras já arrecadaram 111,4 mil litros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário