quinta-feira, 15 de julho de 2021

Prefeitura de Tatuí recolherá embalagens de agrotóxicos no dia 28

A recepção das embalagens vazias acontecerá na na Cooperativa de Reciclagem de Tatuí.

Prefeitura de Tatuí / Divulgação

Evento é uma modalidade temporária de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos, voltado para os agricultores, com o objetivo de auxiliá-los na destinação correta das embalagens, sem provocar danos ao meio ambiente.

15/07/2021 | A Prefeitura de Tatuí, por meio do Departamento de Fomento à Agricultura da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), o Sindicato Rural e Patronal de Tatuí, a Cooper Tatuí (Cooperativa dos Produtores Rurais de Tatuí e Região) e as agropecuárias Inseminart e NF, recolherá as embalagens vazias de agrotóxicos no próximo dia 28/07 (quarta-feira), das 8h às 13h, na Cooreta (Cooperativa de Reciclagem de Tatuí).

O evento é uma modalidade temporária de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos, voltado para os agricultores, com o objetivo de auxiliá-los na destinação correta das embalagens, sem provocar danos ao ambiente natural, além de cumprir a determinação do Ministério da Agricultura, de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002.

O descarte irregular e os resíduos de agrotóxicos – que podem permanecer nas embalagens -, podem contaminar o meio natural e trazer riscos à saúde. Por isso, é importante que os produtores rurais não deixem de participar da ação. Vale ressaltar que os agricultores devem realizar a tríplice lavagem nas embalagens antes de descartá-las no ponto de recolhimento: esgotar todo o conteúdo da embalagem do produto; adicionar água limpa até ¼ do seu volume total; tampar bem a embalagem e agitar por 30 segundos; despejar a água de lavagem no tanque do pulverizador; e inutilizar a embalagem perfurando o fundo.

Todas as embalagens vazias serão transportadas com segurança para a Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas, em Piedade (SP), onde serão descartadas da forma adequada; os agricultores receberão um comprovante.

A Cooreta (Cooperativa de Reciclagem de Tatuí) está situada na Rua Vitoria dos Santos Gomes, s/nº, Jardim Rosa Garcia II – antigo matadouro. Mais informações podem ser obtidas com a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, pelo telefone (15) 3305-4385.

Nenhum comentário:

Postar um comentário