quarta-feira, 28 de julho de 2021

Cuidadores de animais são certificados pela Prefeitura de Tatuí

Protetoras foram selecionadas após efetuarem a inscrição no Departamento de Meio Ambiente, que visitou e avaliou os abrigos de proteção animal.

Divulgação / Prefeitura de Tatuí

28/07/2021 | A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tatuí realizou, na manhã desta terça-feira (27/07), no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU das Artes, a Cerimônia de Certificação dos Protetores e Cuidadores de Animais de Tatuí.

Foram certificadas na cerimônia oito protetoras: Raissa de Souza Costa, do abrigo “S.O.S. Vira-latas Tatuí”; Beatriz Garajau Christofori, do abrigo “Resgatando Anjos”; Mariana Aparecida Ferreira Braz, do abrigo “Acãochego”; Eliana Maria Moreira Pilats, do “Abrigo da Eliana”; Elizabet Correia Simões, do “Abrigo da Bet”; Eunice Ananias da Silva Gonçalves, do abrigo “Amigo Não Se Compra”; Teresa de Lourdes Rosa, do abrigo “S.O.S. Cães Abandonados Tatuí”; e Silvia Helena Camargo Gonçalves, do “Abrigo Silvia Gonçalves”.

Elas foram selecionadas após efetuarem a inscrição no Departamento de Meio Ambiente, que realizou uma visita e avaliação nos abrigos, e comprovou a atuação dos mesmos na área de proteção animal, conforme determina o Decreto Municipal nº 21.333, de 31 de maio de 2021. No total, 11 protetores se inscreveram, no período de 21 a 30 de junho, para fazerem parte do Cadastro Municipal de Protetores e Cuidadores de Animais e receberem esta certificação, apresentando a documentação exigida e a ficha de inscrição.

O trabalho realizado junto à causa animal pela vereadora Gabriela Xavier Mendes Coito, com o apoio de outros parlamentares, foi muito elogiado pelo secretário municipal de Governo, Luiz Paulo Ribeiro da Silva, que também comemorou os recursos conquistados pelo Município para a construção do hospital veterinário da cidade. Já o vice-prefeito de Tatuí, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior, além de também elogiar o trabalho realizado pelos vereadores, comentou sobre a importância da parceria entre os poderes executivo e legislativo, que foi essencial para o andamento do projeto.

No evento, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Hélio de Oliveira Júnior, exaltou a reestruturação do setor de bem-estar animal, realizada desde o início deste ano que, com o cadastramento dos profissionais, tem a sua primeira de muitas metas alcançadas. O secretário citou que em 2019 foram registradas 47 denúncias de maus tratos e abandono de animais e, até o momento, neste ano, já foram, aproximadamente, 300 casos. Segundo ele, a grande diferença se dá por causa da subnotificação que havia até então, mas com a reestruturação, isso está mudando. “2022 será um ano histórico, que colocará Tatuí como uma referência na região no que tange ao bem-estar animal, pois nós temos muitas metas a serem cumpridas”, disse José Hélio.

Estiveram presentes na cerimônia, além do vice-prefeito de Tatuí e secretário de Educação, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Hélio de Oliveira Júnior; o secretário de Governo, Luiz Paulo Ribeiro da Silva; o chefe de gabinete, Christian Pereira de Camargo; e os vereadores Gabriela Xavier Mendes Coito, Renan Cortez, Paulo Sérgio de Almeida Martins e João Éder Alves Miguel.

A importância do cadastramento – O Cadastro Municipal busca reunir os dados de pessoas que acolhem animais em situação de risco, abandono ou maus tratos, dando-lhes abrigo e/ou providenciando os cuidados e procedimentos necessários para que eles tenham a sua saúde e integridade física restabelecidas, encaminhando-os para castração, vacinação e demais cuidados necessários e, posteriormente, disponibilizando-os para adoção responsável.

No primeiro semestre de 2022, será exigido um recadastramento para os protetores já cadastrados e, também, será aberta uma oportunidade para novos protetores e cuidadores de animais se cadastrarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário