terça-feira, 10 de novembro de 2020

Projeto “Os Movimentos das Cidades” desmistifica rótulos de cidades do interior paulista

Por Catarina Boechat, com edição do DT

10/10/2020 | O projeto “Os Movimentos das Cidades”, idealizado pelo portal VirtùNews, em coprodução com o apresentador Marcelo Tas, busca valorizar a força e a identidade única de 10 cidades paulistas. Os dados revelam os potenciais de cada região. Em comum, o fato de o sistema viário ser importante para impulsionar o desenvolvimento econômico e levar visitantes à região.

Em tom bem humorado, a série de vídeos, podcasts e editoriais buscou cutucar os preconceitos e a falta de informação que ainda existe sobre o interior de São Paulo. Muitos rótulos foram desmistificados, como Tatuí é só o conservatório, Avaré a cidade que só tem a represa, Barueri é só Alphaville ou Osasco, uma cidade conhecida em bordões de humoristas, como uma cidade dormitório, feia e pobre.

Os vídeos tiveram 3 milhões de visualizações. Em alguns casos, as visualizações foram maiores que o número de habitantes da cidade. “Fizemos um raio-x de cidades que são verdadeiros símbolos do dinamismo e do esforço daqueles que desbravaram o interior do estado, primeiro com ferrovias e depois com a infraestrutura viária que foi essencial para inseri-las na cadeia produtiva. Manter o investimento em infraestrutura e estimular os diferentes setores produtivos, da indústria a agricultura, passando pelo comércio e o turismo rural é essencial”, afirma o fundador do VirtùNews Luiz Felipe D’Ávila, para quem as cidades trazem exemplos de boa gestão a serem replicados em todo o país.


Veja as cidades escolhidas: 

Tatuí é polo de empreendedores de vanguarda. É terra de Manoel Guedes Pinto de Melo, o Manduca, que fundou a Fábrica de Tecidos São Martinho em 1881, e a “Companhia Luz e Força de Tatuí" em 1911, que foi construída levando em conta protocolos de sustentabilidade na preservação de matas nativas.

Avaré é polo agropecuário e cultural, 70% da sua área é destinada à pecuária e abriga o festival de música Fampop, que ajudou a lançar aristas como Chico César, Lenine, Zeca Baleiro, Moacyr Luz e Rita Ribeiro.

Osasco, o 2º PIB do Estado, tem a inovação no DNA. Lá, em 1910, decolou o primeiro avião experimental da América Latina. Foi o berço do Bradesco e hoje a cidade acolhe as sedes de algumas empresas líderes da revolução digital, como o Mercado Livre e iFood.

Barueri é muito mais que a conhecida AlphaVille, é o município líder no Brasil em desenvolvimento econômico e a quarta melhor cidade para se fazer negócio no país (Urban Systems, 2019).

Louveira é a cidade mais desenvolvida do Brasil por apresentar os melhores índices de segurança pública, educação e saúde (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal- IFDM 2016).

Campinas - Por sempre terem se esforçado em conectar-se com o restante do país e, hoje, com o mundo, os campineiros construíram a cidade mais “inteligente” do Brasil. Conta com o terceiro maior centro industrial do país, atrás somente da capital paulista e do Rio de Janeiro, e o 11º PIB do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário