sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Programação de Natal em Tatuí começa neste sábado (28) com o Acendimento do Pinheirão

A Praça da Matriz também receberá atrações, com decoração de lâmpadas de LED nas árvores e na fonte, e com as tradicionais cantatas natalinas do “Natal Musical”, no período de 9 a 23 de dezembro

Pinheirão de Tatuí (Foto: Divulgação / Prefeitura)

27/11/2020 | Neste sábado (28/11), às 19h30, na Praça Martinho Guedes – popularmente chamada de Praça da Santa -, a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, realizará a Cerimônia de Abertura do “Natal Encantado 2020”, da Casa do Papai Noel e o acendimento do Pinheirão de Natal. 

Devido à pandemia da COVID-19, as atividades serão realizadas ao ar livre, seguindo todos os protocolos de higiene e segurança, sendo obrigatório o uso de máscara de proteção. 

O maior cartão postal de Tatuí neste período natalino, o tradicional “Pinheirão” – com 25 metros de altura -, terá, neste ano, o suporte de sua estrela maior, com mais 8 metros de altura, e um para-raios foi instalado para maior segurança, além de, aproximadamente, 40 cordões com mais de 1.300 lâmpadas. 

A Praça Martinho Guedes, inaugurada em 1910 e agora totalmente revitalizada com a verba do Fundo de Melhorias dos Municípios Turísticos, do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR), foi toda decorada e iluminada, e terá uma atração inédita, o “Pinheiro Musical – A Magia das Luzes”, que acontecerá de 29 de novembro até 23 de dezembro, às 21h. Já o acendimento tradicional do Pinheirão será sempre às 19h. 

Outra tradição do natal tatuiano, a Casa do Papai Noel, será um pouco diferente neste ano. Ela continuará no Centro Cultural Municipal, que terá sua fachada toda decorada com iluminação natalina, mas as crianças não poderão entrar na Casa para abraçar o Papai Noel. A interação, à distância, com o “Bom Velhinho” será todas as noites (de 28 de novembro até 23 de dezembro), sempre às 21h, pela janela do prédio, onde ele acenará e levará a magia desta época para as crianças. 

O secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, comentou que neste ano que gerou muitos impactos econômicos, as atrações do “Natal Encantado” buscam desenvolver o Turismo e a diversificação da oferta turística no município, aumentando a visibilidade de Tatuí. Com isso, a Secretaria visa fomentar o turismo e o comércio da cidade, gerando negócios, renda e empregos. “A atividade turística é uma das mais importantes no setor econômico, assim como na criação de novos negócios e no aumento da produção de bens e serviços”, destacou o secretário. 

O evento conta com o patrocínio da COOP – Cooperativa de Consumo, Honda Moto Guia, Marquespan Alimentos, Laboratório Cruzeiro, FAESB (Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara) e BRZ Empreendimentos. Além disso, tem o apoio cultural de McDonald’s, My Robot School, First Idiomas, Polo Industrial de Tatuí, Kéke Empreendimentos, Fredi FRE Desenvolvimento Imobiliário, APRODOCE (Associação dos Produtores de Doces de Tatuí) e Strufaldi Pastilhas Cerâmicas, Resolutions Eventos e ACE (Associação Comercial e Empresarial de Tatuí). 

Programação 

A Praça da Matriz também receberá o encantamento de Natal, com decoração de lâmpadas de LED nas árvores e na fonte, e com as tradicionais cantatas natalinas do “Natal Musical”, no período de 9 a 23 de dezembro. No mesmo local haverá a Feira de Artesanato “Capital da Música”: de 9 a 23 de dezembro, das 9h às 21h, e dia 24 de dezembro, das 9h às 15h.

O tradicional “Natal Musical” trará ao público canções de celebração e esperança, com apresentações de diversos agrupamentos, coros, músicos e cantores de Tatuí e região. A cerimônia de abertura será no dia 9/12, quarta-feira, às 20h, com o Trio Bravo Electro. No dia seguinte (10/12), quinta-feira, também às 20h, quem se apresentará será a Banda Marcatto, com o especial “Emoções de Natal”, produzido por Gabriel Vanin, por meio da Lei Aldir Blanc (neste dia, haverá também live na página da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude no Facebook (https://bit.ly/SecretariadeCultura). Na sexta-feira (11/12), a apresentação será também às 20h, com o especial “Natal com Seresta”, do grupo “Seresteiros com Ternura”, produzido por Fernando Oliveira, por meio da Lei Aldir Blanc (neste dia, haverá também live na página da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude no Facebook (https://bit.ly/SecretariadeCultura). Na segunda-feira (14/12), às 20h, o Coral da Primeira Igreja Batista de Tatuí fará a sua apresentação. No dia 16/12, quarta-feira, às 20h, quem se apresentará será a Trupe Garagem e Cia, com o espetáculo teatral especial de Natal “Sacra Folia”. Na quinta-feira (17/12), às 20h, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, haverá a tradicional “Cantata de Natal”, com a Camerata Les Ensembles, produção de Jorge Rizek e ingressos limitados. E no dia 18/12, sexta-feira, às 20h, na Praça da Matriz, apresentação do Coral Jovem de Tatuí da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Na outra semana a programação será: dia 21/12, segunda-feira, às 20h, “Metais do Roque”; dia 22/12, terça-feira, às 20h, Grupo “Combo do B”, Ricardo Ghiraldi, regente; e dia 23/12, quarta-feira, às 20h, encerramento do Natal Musical com o Grupo “Seresteiros com Ternura”, coordenado por Maria Inês Camargo, e sorteio de prêmios da Campanha “Natal Premiado”, da ACE (Associação Comercial de Tatuí). 

Aos sábados de dezembro, sempre às 11h, no coreto da Praça da Matriz, também acontecerão as apresentações do Projeto “Música na Praça Especial de Natal”: dia 5/12, com o grupo “Os Boêmios”; dia 12/12, com a apresentação a confirmar; e dia 19/12, com o grupo “Os Seresteiros Alados de Tatuí”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário