sexta-feira, 26 de junho de 2020

Covid-19: Região de Sorocaba regride para a fase vermelha do Plano São Paulo

Governo do Estado atualizou a situação das regiões nas fases do Plano São Paulo. 

Por G1 Sorocaba e Jundiaí, com edição do DT

Sorocaba volta para a fase vermelha do Plano São Paulo — Foto: Rodrigo Andrade/G1

26/06/2020 | A região de Sorocaba (SP), na qual Tatuí está inserida, regrediu para a fase vermelha do Plano São Paulo, do Governo Estadual. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (26), em coletiva imprensa do governador do Estado.

A decisão foi tomada com base em relatórios com número de casos e óbitos, taxa de ocupação de leitos, dentre outros, enviados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Dentre as cinco fases propostas no plano, a vermelha é a mais restritiva. Somente comércios considerados essenciais podem funcionar, entre eles mercados e farmácias. Todo o restante deve permanecer fechado.

Novo mapa do Plano São Paulo, atualizado em 26 de junho de 2020 — Foto: Divulgação/Governo de SP

No início da semana, a prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, já havia publicado um decreto informando que o município voltaria a adotar medidas da fase vermelha, mesmo estando enquadrada na fase laranja. O motivo, segundo a prefeitura, foi a alta taxa de ocupação dos leitos de UTI e o avanço no número de casos confirmados de Covid-19.

Logo na segunda-feira (22), quando Sorocaba voltou a ter apenas o comércio essencial aberto, o índice de ocupação dos leitos de UTI da rede pública chegou a 100% pela manhã, com os 70 leitos ocupados. O número caiu para 65 no fim do dia, o que representa 92,9%.

Ao longo da semana, novos leitos foram disponibilizados nos três hospitais que recebem os pacientes: o Adib Jatene, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e a Santa Casa. A capacidade total da rede pública no município é de 95 leitos até esta sexta-feira.

Em Tatuí, a Santa Casa, único hospital que atende pelo SUS, tem 8 dos 10 leitos de UTI para isolamento de pacientes com Covid-19 ocupados. 

Cinco fases

Durante esse período de pandemia do coronavírus, as 17 regiões administrativas do estado foram classificadas em fases, que são divididas em cinco cores: vermelha, laranja, amarela, verde e azul.

Os critérios de classificação das cidades por regiões e fases de cores levaram em conta a relação do número de leitos hospitalares, principalmente os de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), com o número de pessoas infectadas pela Covid-19. Entenda:

Na fase vermelha não é permitida a abertura do comércio;
Na fase laranja é permitida a abertura do comércio com restrição;
Na fase amarela é permitida a abertura do comércio, mas com algumas restrições;
Na fase verde é permitida a abertura do comércio, ainda com algumas restrições;
E na fase azul é permitida a abertura total do comércio, sem restrições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário