sábado, 3 de maio de 2014

Índios e crianças participam de intercâmbio cultural em sítio de Tatuí

Do G1- Alunos de escolas da região de Tatuí puderam participar de um intercambio cultural com índios da etnia kuikuro, região do Alto Xingu, no Mato Grosso. No intercâmbio, as crianças tiveram contato com índios em uma oca onde puderam conversar e tirar dúvidas sobre os descentens indígenas.

O índio “Xingu” Jakalamalu, de 20 anos, é um dos participantes do intercâmbio. Pela primeira vez ficou fora da região onde mora. Ele conta que respondeu as crianças devagar, pois tem dificuldade com a língua portuguesa. Até pouco tempo só conhecia o idioma indígena 'Caribe'. “É a primeira vez que eu estou batendo papo com os alunos. Eu estou gostando muito", diz.

Já o índio Yamalui visita Tatuí pela segunda vez. Ele é pesquisador e pretende publicar um livro em 2015. Acredita que o contato com as crianças é fundamental para que elas conheçam um pouco mais da cultura indígena. “Nossa intenção é para falar sobre nossa cultura, e como os índios vivem”, explica.

Segundo o organizador do intercâmbio, Flávio Medeiros, precisou passar alguns dias vivendo no grupo indígena para realizar o projeto. “Fiquei duas semanas com eles, comendo a comida deles, tomando banho como eles fazem. É um intercâmbio, eu tenho que contar às escolas como é lá para deixas as crianças com vontade conhecer. E agora aqui eu levo eles para conhecer a região”, afirma.

Para a coordenadora pedagógica, Miriam Andrade, a experiência valeu a pena. “É a maneira mais gratificante que as crianças têm de aprender, afinal de contas elas transferem toda a teoria na prática”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário