sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Conselho Municipal de Direitos da Mulher tem novas integrantes

A advogada Rosângela Aparecida Xisto Soares é escolhida como presidente - Cumprindo a proposta de dar oportunidade de diálogo e interlocução a vários segmentos sociais e setores representativos da comunidade, a Prefeitura de Tatuí deu posse na última segunda-feira, 5, às novas integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, entidade que tem como missão defender e propor políticas públicas que objetivem garantir os direitos femininos. O encontro aconteceu no café do Centro Cultural e reuniu mulheres, autoridades e representantes da imprensa.

A solenidade foi conduzida pelo vice-prefeito, Vicente Menezes, que como secretário de Governo, Segurança Pública e Transportes, recebeu do prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, a incumbência de promover e revitalizar os conselhos municipais. “Uma das metas é justamente possibilitar a alternância no comando desses conselhos, que precisam se revitalizar e permitir que novas pessoas possam participar, sugerir saídas e soluções para nossa cidade. A renovação que foi o recado das urnas nas últimas eleições, precisa chegar também aos conselhos”, lembrou Menezes. 

Pela Lei Municipal 4.755 de 7 de maio de 2013, fica alterada a Lei 3.502 de 2003, permitindo a revitalização completa a cada dois anos de todos os membros do conselho, não podendo haver prorrogação além do prazo de quatro anos, coincidindo com o mandato do prefeito. A nova legislação prevê ainda que metade dos oito acentos seja ocupada pelo poder público municipal e outra metade da sociedade civil organizada, orientando ainda a representação das entidades de defesa dos idosos, dos conselhos de profissões regulamentadas, associações de classe, conselhos de bairro e de entidade sindical vinculada à mulher. “O Conselho da Mulher conseguiu avanços importantes, mas essa renovação é saudável para que novas ideias possam surgir e para que novas mulheres possam militar e defender essa causa tão nobre”, lembrou o prefeito Manu. 

A advogada Rosângela Aparecida Xisto Soares foi escolhida como presidente do Conselho. Ana Maria Pavani de Andrade é a representante da Secretaria Municipal da Indústria, Desenvolvimento Econômico e Social, Silvana Maria de Oliveira de Lima, da Secretaria Municipal de Saúde, Nívia Cristina Faria, da Secretaria Municipal da Educação, e Flaviana Aparecida Romagnollo Rocha, do Fundo Social de Solidariedade. Representando a sociedade civil organizada: Francisca Antônia de Oliveira Saraiva, presidente da Associação Renascer Tatuiense, Maria Lucia Rodrigues Martins, membro do Conselho de Bairros de Tatuí, e Maria Cláudia Adum, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tatuí e Região. 

Segundo Xisto, a meta inicial é regulamentar o funcionamento dos encontros para discussões e debates. “Queremos retomar as reuniões mensais das conselheiras e os atendimentos prestados ao público, para as mulheres que buscam apoio. A população será informada de todas as decisões, datas e locais de nossas ações, logos nos próximos dias”, enumerou. 

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Paula Cury Coelho, também participou do ato de posse. Ela lembrou do papel de destaque que vem sendo exercido pelas mulheres, também na atividade pública. “O primeiro desafio é conseguir conciliar os afazeres domésticos, o papel de mães e de chefes de família – que já não são mais exceções -, com o trabalho e agora com a atividade comunitária. Por isso, essas mulheres devem ser cumprimentadas e reverenciadas pelo trabalho que se dedicaram a fazer a partir de hoje”, argumentou. 

Também participaram do evento, os secretários municipais de Educação, Cultura e Turismo, Ângela Sartori; de Esporte, Lazer e Juventude, Miguel Lopes Cardoso Junior, e de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura, José Roberto do Amaral, além dos vereadores Alexandre Bossolan e Rosana Nochele Pontes, que fez uma homenagem ao final da cerimônia distribuindo rosas às novas conselheiras. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário