domingo, 1 de novembro de 2020

Ford vende a fábrica em São Bernardo do Campo um ano após fechar

Linha de produção atuou por 52 anos na cidade e espaço foi vendido para duas empresas

Do Portal Gazetaweb, com G1, com edição do DT

Antiga fábrica da Ford em SBC, fechada em 3/10/2019 Foto: André Paixão / G1

01/11/2020 | A Ford informou neste sábado (31) que concluiu a venda da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, um ano após encerrar a produção de veículos naquela unidade.

Em nota, a companhia afirmou que, entre os potenciais compradores, priorizou durante a seleção os projetos que melhor atendessem as necessidades da região, comemorou a transação e agradeceu aos envolvidos no negócio.

"Estamos muito felizes em concluir essa transação com a Construtora São José e com a FRAM Capital, empresas conceituadas e com ampla experiência em seus segmentos de atuação, que contribuirão com a geração de empregos e o desenvolvimento de São Bernardo do Campo", disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.

A Construtora São José é especializada em empreendimentos logísticos e a FRAM Capital é uma empresa com experiência em gestão de recursos.

A fábrica da Ford fechou há um ano, depois de 52 anos atuando na produção de veículos em São Bernardo do Campo.

De acordo com a marca, a decisão era "um importante marco no retorno à lucratividade sustentável de suas operações na América do Sul" e incluiu outras medidas, como uma aliança com a Volkswagen para desenvolvimento de veículos em conjunto.

Na ocasião, o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), disse ter ficado surpreso com o anúncio, e qualificou a medida como "covarde".

A fábrica da Ford empregava 2.350 funcionários e, desses, apenas mil, que são da área administrativa, foram mantidos. A montadora tem outras duas unidades no país: a de Camaçari, na Bahia, e a de Taubaté, no interior de São Paulo. Há ainda o campo de provas em Tatuí, onde carros são testados.

A Prefeitura de São Bernardo do Campo fez um acordo com a General Motors, dona da Chevrolet, para contratação prioritária dos funcionários dispensados pela Ford.

Nenhum comentário:

Postar um comentário