quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Conservatório de Tatuí promove 6ª Semana de Performance Histórica

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site da instituição até a próxima sexta-feira, dia 27

25/11/2020 | Estão abertas as inscrições para a 6ª Semana de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, que será realizada entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro. O evento reunirá músicos e professores consagrados no Brasil e no Exterior pelo estudo e divulgação de obras, compositores e instrumentos musicais dos séculos passados. A programação inclui master classes, palestras, workshops e audições, que poderão ser acompanhadas virtualmente. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site da escola (www.conservatoriodetatui.org.br/espaco-do-aluno). O Conservatório de Tatuí é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

A programação começa no dia 30 de novembro, às 10h, com Master Class de Violino e Viola Barrocos, ministrada pelo professor convidado Rodolfo Richter. Aclamado pela imprensa internacional como “um dos violinistas barrocos mais inspiradores de sua geração”, o violinista britânico/brasileiro tem sólida carreira dedicada, especialmente, à música de câmara. Líder de diversos grupos renomados, como Palladian Ensemble, Florilegium, Steinitz Bach Players e Theatre of the Ayre, apresenta-se frequentemente nas mais prestigiadas salas de concerto do mundo. No mesmo dia, às 14h, Richter apresenta a live “O violino histórico no século XXI”, que será transmitida nas principais páginas oficiais do Conservatório de Tatuí.

Na terça-feira, dia 1º de dezembro, às 10h, a convidada Jennifer Morshes ministrará a Master Class de Violoncelo Barroco, Viola da Gamba e Violone. A violoncelista, aclamada por tocar com “inteligência e pathos”, desfruta de uma versátil carreira internacional. Inclinada especialmente à performance histórica, é a violoncelista principal do Ensemble Florilegium desde o ano 2000, com o qual se apresentou ao redor do mundo e gravou inúmeros discos premiados para o selo Channel Classics Records. É co-diretora artística do Sarasa Ensemble, em Cambridge, Massachusetts, reconhecido por seu alcance nos centros de jovens detentos da região metropolitana de Boston. É membro-fundadora do Richter Ensemble e membro de longa data da Orchestra of the Age of Enlightenment, Les Siècles e da Orchestre des Champs-Élysées, entre outras. À tarde, às 14h, ex-alunos dos cursos de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí participam do bate-papo “O futuro da música do passado”, que será transmitido ao vivo pela instituição. 

Na quarta-feira, dia 2, às 10h, a programação traz Master Class de Flauta Doce com o professor convidado Alfredo Zaine, mestre em música pela Escola Superior de Música e Artes de Stuttgart (Alemanha), onde recebeu o Prêmio DAAD como aluno internacional de maior destaque dentro da instituição, integrando o Ensemble Studio Alte Musik e sendo tutor-assistente do Ensemble de Flautas doces da instituição. Atualmente, atua como professor substituto no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e como pesquisador em nível de doutorado, além de administrar a plataforma lab.flauta, com vídeos e matérias sobre o instrumento. 

No mesmo dia, às 14h, será realizada a live “O Conservatório e a live no Brasil”, com as convidadas Beatriz Pavan e Cristiane Carvalho. Beatriz é professora do Instituto Federal de Goiás, pós-doutoura na Escola de Música e Artes Cênicas – UFG, colaboradora no Laboratório de Performance e Cognição Musical – LPCM/UFG e professora no Centro Cultural Gustav Ritter, entre outros. Cristiane é mestre em Performance Musical pela Universidade Federal de Goiás, bacharela em Música - Instrumento Antigo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Ex-professora do Conservatório de Tatuí, atualmente atua como docente auxiliar na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás.

Na quinta-feira, dia 3, às 10h, será realizada a Master Class de Cravo e Fortepiano, com Peter Sykes, considerado um dos intérpretes tecladistas mais destacados e versáteis da atualidade. Sua performance tem sido frequentemente caracterizada como “convincente e comovente”, “magnífica e reveladora” e “ousada, imaginativa e surpreendentemente precisa”. Sykes é professor associado de Música e diretor do Departamento de Performance Histórica da Boston University, atua também como diretor musical da First Church de Cambridge, é membro julgador de competições consagradas, membro do Conselho da Cambridge Early Music Society, membro-fundador e atual presidente da Boston Clavichord Society. Às 14h, será transmitida a live “Passos do Barroco”, com os bailarinos Clara Couto, Maíra Alves, Raquel Aranha e Osny Fonseca, que falarão sobre a dança no período Barroco. Todos os dias, às 18h, também serão realizadas Audições com Alunos e participantes do evento. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a próxima sexta-feira, dia 27, pelo site da instituição: www.conservatoriodetatui.org.br/espaco-do-aluno. O evento é coordenado pelo professor Marcus Held.

SERVIÇO
6ª Semana de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí
Marcus Held, coordenação
Data: 30 de novembro a 3 de dezembro de 2020
Inscrições: Até 27 de novembro de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário