segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Sistema de estacionamento rotativo passa por fase de testes em Tatuí

Frota de veículos na cidade teve um aumento de 81%, passando de 46 mil para 84 mil veículos, segundo o Detran.

Por G1 Itapetininga e Região, com edição do DT

Sistema de estacionamento rotativo está em fase de testes em Tatuí

17/12/2018 | Um sistema de estacionamento rotativo está em fase de testes para ser implantado em Tatuí. Em dez anos, a frota de veículos na cidade teve um aumento de 81%, passando de 46 mil para 84 mil veículos, segundo o Detran.

A cidade já conta com vagas rotativas, em que o motorista pode estacionar por até 30 minutos com o pisca-alerta ligado, mas, conforme o motorista Clemente Pereira, isso não é suficiente.

“A gente tem que deixar o pisca-alerta e se a bateria não está muito boa tem que sair empurrando o carro. Demorou 5 minutos é difícil demais, para estacionar em qualquer lugar”, diz.

Sistema de estacionamento rotativo passa por fase de testes em Tatuí — Foto: Reprodução/TV TEM
Novo sistema

Pensando no problema dos motoristas, o sistema de Gestão de Vagas (GV) está sendo implantado na cidade. A ideia é que em algumas ruas da área central tenham vagas rotativas gratuitas por até uma hora.

Segundo José Roberto Xavier da Silva, secretário de Segurança Publica e Mobilidade Urbana, o sistema visa o compartilhamento das vagas. "A gente vai fiscalizar para que haja o compartilhamento, não gostaria de multar nem autuar ninguém, queremos que a pessoa participe, use, e deixe o espaço para outros", afirma o secretário.

Tatuí tem fase de testes para sistema de estacionamento rotativo — Foto: Reprodução/TV TEM

Para controlar o tempo, o motorista terá que usar um cartão em que, após uma hora parado, é obrigado a retirar o carro. Caso não seja retirado, o motorista pode ser multado em R$ 195 e levar cinco pontos na carteira.

Motorista deverá usar cartão durante fase de testes de novo sistema de estacionamento rotativo em Tatuí — Foto: Reprodução/TV TEM

Na fase de testes serão distribuídos 10 mil cartões com o relógio. Um investimento de R$ 8 mil. Caso o projeto funcione, o número de vagas disponibilizadas para esse sistema de rotatividade deve subir de 70 para cerca de 300 vagas.

Até o dia 31 de dezembro a prefeitura vai orientar os motoristas, e o sistema começa a valer a partir do dia 2 de janeiro. A princípio serão disponibilizadas 70 vagas, confira as ruas: Rua 15 de Novembro entre as Ruas 13 de Maio e Capitão Lisboa; Rua José Bonifácio e Coronel Aureliano de Camargo, entre as ruas 15 de Novembro e Santa Cruz; Rua Capitão Lisboa entre as ruas Sete de Maio e 11 de Agosto.

O presidente da associação comercial, Eric Proost, acredita que a iniciativa pode ajudar a movimentar o centro de compras. “Na cidade do interior em esse costume de querer parar praticamente em frente às lojas que quer ir. Se você não tem um sistema desse tipo de controle fica mais difícil, então isso ajuda bastante o consumidor porque ele vai até o centro e consegue parar para ir a loja onde precisa”, diz.

Motoristas reclamam de dificuldade para encontrar vaga na área central de Tatuí — Foto: Reprodução/TV TEM

De acordo com a moradora Sueli Campos, encontrar uma vaga para estacionar na área central da cidade atualmente é complicado. “Eu acho que tem que melhorar e dar um jeito, não pode continuar do jeito que está. Não tem mais condições, simplesmente não tem mais condições”, conta.

Karina Lilian também é moradora da cidade e afirma que leva tempo para encontrar uma vaga e estacionar o veículo. “Geralmente coloco em estacionamento, é muito complicado achar vaga. Fico rodando uns 10 minutos para achar um lugar, principalmente em fim de semana”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário