terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Conservatório de Tatuí realiza primeiras audições de alunos do Curso de Acordeão

Turmas Infantil e Adulto apresentam-se nos dias 13 e 14, na Sala 10 de MPB/Jazz, com entrada gratuita

Acordeão infantil

O Conservatório de Tatuí realiza nesta semana as primeiras audições de classe do Curso de Acordeão, lançado em abril deste ano pela Abaçaí Cultura e Arte. Alunos da turma Infantil apresentam-se nesta quinta-feira, dia 13, às 19 horas. Alunos da turma Adulto tocam na sexta-feira, dia 13, às 14 horas, todos na Sala 10 de MPB/Jazz da escola. A entrada é gratuita.

De acordo com o professor do curso, Bráulio Vidile, a turma Infantil é formada por crianças com idade entre 7 e 11 anos. O repertório traz peças de música erudita e popular do Brasil e de outros países, como “Asa Branca” (Luiz Gonzaga), “Alecrim dourado” (Folclore Português), “A foca” (Vinícius de Moraes), entre outras. “Uma parte do programa será formada por composições escritas por elas mesmas durante o ano letivo”, destaca.

“Os estudantes da turma Adulto apresentarão peças eruditas e de diversos gêneros ligados ao amplo universo do acordeão: música caipira, baião, choro e xote brasileiros, mas também polka, musette francesa, música eslava, tango e chamamé argentino”, acrescenta o professor. Entre as peças, ele cita “Lampião de gás” (Zica Bergami), “No meu pé de serra” (Luiz Gonzaga),”Tico-tico no fubá” (Zequinha de Abreu) e muito mais. 

Bráulio Vidile é formado acordeão pelo Conservatório Mozart de Santos, com Preciosa Kitami. Estudou, em seguida, com Oscar dos Reis, que lhe apresentou o acordeão baixo-solto – instrumento com notas independentes nos baixos, usado atualmente na maioria das instituições europeias. Diplomado em Licenciatura em Música pela Universidade de São Paulo (USP), mudou-se para a Itália, onde obteve duas pós-graduações pelo Conservatório de Florença: Acordeão e Música de Câmara. Estudou também com Mirko Ferrarini e Paolo Gandolfi, além de frequentar aulas e master classes de grandes nomes do acordeão erudito e popular, como Richard Galliano, Teodoro Anzelloti, Renzo Ruggeri e Cláudio Jacomucci. 

Ao longo de dez anos, apresentou-se em vários países da Europa com formações de música de câmara, erudita e popular. Trabalhou também como professor de acordeão e educação musical em dez escolas públicas italianas, com crianças e jovens dos 3 aos 18 anos de idade. De volta ao Brasil, atuou por três anos como acordeonista e pianista da Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo. Atualmente, leciona no Curso de Acordeão do Conservatório de Tatuí.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de CCR SPVias e Coop.

SERVIÇO
Audição de Classe: Acordeão Infantil
Braulio Vidile, professor responsável
Cristiane Blóes, coordenação
Data: 13 de dezembro, quinta-feira
Horário: 19h00

Audição de Classe: Acordeão Adulto
Bráulio Vidile, professor responsável
Érica Masson, coordenação
Data: 14 de dezembro, sexta-feira
Horário: 14h00
Local: Sala 10 do Setor de MPB/Jazz
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário