quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

1ª Conferência do Patrimônio movimentou o sábado em Tatuí

Das 9 às 17 horas, foram duas palestras, uma oficina e duas apresentações musicais

Sônia Regina Rampim Florêncio, do IPHAN, foi uma das palestrantes

O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí, o Condephat, promoveu no último sábado (01/12), no Plenário da Câmara Municipal, a 1ª Conferência de Patrimônio de Tatuí.

O evento teve palestras com a professora mestre Sônia Regina Rampim Florêncio, coordenadora de Educação Patrimonial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN; e com a professora doutora Simone Scifone, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Já Maryclea Carmona Maués Neves, também do IPHAN, coordenou uma Oficina de Patrimônio com todos os participantes da Conferência. Finalizando, a presidente do Condephat, Maíra de Camargo Barros, apresentou a lei municipal de tombamento. Nos intervalos, foram apresentados números musicais com os grupos Tropeirinhos do Rancho e Seresteiros com Ternura, modos de expressão da cultura tatuiana. Produtos locais também foram oferecidos por seus fabricantes, como doces ABC, queijo artesanal, refrigerantes e cachaça artesanal.

O vereador João Eder representou a Câmara Municipal. A Prefeitura não enviou representantes. A Conferência abordou os conceitos de preservação do patrimônio cultural e memória afetiva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário